Por: José Aparecido Miguel (*)

Pix tem novas regras. WhatsApp deixa de funcionar em 16 modelos de celulares

1-DOIS DE JULHO, DIA DA INDEPENDÊNCIA. Lula envia projeto ao Congresso que institui novo Dia da Independência. Presidente argumenta que o 7 de setembro foi apenas "o grito do imperador"; nova data homenageia a expulsão de tropas portuguesas na Bahia. Projeto de Lei torna 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. "É verdade que dom Pedro I fez o grito da Independência, mas pouca gente sabe que em 2 de julho de 1823 os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem. Isso não é conhecido pois não está nos livros didáticos brasileiros". Lula compartilhou que comemorará a data em Salvador, na Bahia, na quarta-feira, 2. (...) (Poder360)

2-BOLSONARO ESTÁ COM PROBLEMAS DE SAÚDE. Bolsonaro cancela compromissos de julho por questão de saúde, dizem médicos. Por Luccas Lucena. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todos os compromissos de julho por questões de saúde. Bolsonaro ficará em repouso domiciliar durante todo o mês de julho. A nota foi assinada pelo cirurgião geral Claudio Birolini e pelo cardiologista Leandro Echenique, médicos do ex-presidente. (...) (UOL)

3-AVALIAÇÃO NEGATIVA DO GOVERNO LULA. Quaest: 46% dos deputados federais avaliam governo Lula de forma negativa e 27%, positiva. Por Arthur Stabile, Nayara Felizardo. A avaliação negativa do governo Lula aumentou 13 pontos percentuais entre agosto de 2023, quando era de 33% no primeiro levantamento realizado com os deputados federais depois da posse, e a pesquisa divulgada quarta-feira, 2. A alta na avaliação negativa do governo Lula ocorre, principalmente, entre os deputados federais que se consideram independentes. A alta é de 24 pontos em dois anos: subiu de 20%, em 2023, para 44% neste ano. (...) (g1) O Quaest é um instituto de pesquisas que faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. As pesquisas da Quaest são coordenadas pelo PhD em ciência política e mestre em estatística Felipe Nunes. (...) (UOL)

4-PIX TEM NOVAS REGRAS para evitar fraudes a partir de julho. A partir de 1º de julho, bancos terão que validar o nome das chaves Pix com a Receita Federal. O Banco Central passou a exigir que bancos verifiquem previamente informações vinculadas às chaves Pix com a Receita Federal para evitar fraudes e cadastros irregulares. A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF - Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda - ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) na Receita Federal, antes de registrar ou alterar a chave. Obrigatoriedade está na Resolução BCB nº 457/2025. O texto determina que a validação passe a ser etapa prévia e obrigatória em processos de registro, alteração, portabilidade ou reivindicação de posse das chaves Pix. Objetivo é prevenir fraudes. Segundo o Banco Central, a mudança visa coibir o uso de CPFs de pessoas falecidas, dados de terceiros sem autorização ou CNPJs de empresas encerradas para movimentações financeiras ilícitas. O que muda na prática. Validação prévia passa a ser regra: até agora, a checagem do nome era uma prática prevista no regulamento do Pix, mas não obrigatória antes do registro. Exclusão de chaves irregulares: se houver divergência não justificável, as instituições financeiras deverão atualizar o nome cadastrado ou, em caso de indícios de fraude, excluir a chave Pix imediatamente. Quem pode ser afetado: a mudança impacta usuários que têm dados divergentes nos bancos em relação ao cadastro oficial na Receita. (...) (UOL)

5-WHATSAPP TEM RESTRIÇÕES. WhatsApp deixa de funcionar em 16 modelos de celulares de diferentes fabricantes. Decisão sobre aparelhos (com versões anteriores ao Android 5.0 ou iOS 15.1) acompanha a política de atualizações da Meta, responsável pelo aplicativo. (...) (Revista Oeste)

6-PREÇO DOS IMÓVEIS CRESCE 3,3% no 1º semestre e supera a inflação do período. Por Alexandre Novais Garcia. O valor médio dos imóveis residenciais superou a inflação ao subir 3,33%, mostram dados divulgados pelo Índice FipeZap, que acompanha o comportamento dos preços de venda em 56 das cidades mais importantes do Brasil. Preço dos imóveis avança mais que a inflação em 2025. A alta de 3,33% do preço dos imóveis residenciais entre janeiro e junho supera em 0,26% a variação de 3,06% observada pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o período. (...) (UOL)

7-PRIMEIRO CARRO 100% ELÉTRICO FEITO NO BRASIL. BYD apresenta primeiro carro 100% elétrico produzido no Brasil. Chinesa também iniciou operações na fábrica de Camaçari (BA); unidade terá capacidade para 300 mil veículos por ano. Por Cristiane Noberto. A BYD apresentou terça-feira (1º) o primeiro Dolphin Mini, 100% elétrico montado no Brasil. "A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros", disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil. Com investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o complexo já emprega mais de mil pessoas e anunciou a abertura de mais 3 mil vagas até o fim do ano. (...) (CNN Money)

8-TRAIÇÃO. CULTO TERMINA EM CONFUSÃO, homem armado e briga por causa de traição em Joinville. Confusão aconteceu na noite de domingo (29) na rua Blumenau. Por Fernanda Silva. Noite comum de culto em uma igreja de Joinville terminou com confusão, tapas e um homem armado. O motivo da briga teria sido um caso de traição por parte de um pastor. (...) (NSC Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]