O riso vai tomar conta dos teatros do Estado do Rio de Janeiro a partir de julho com a estreia dos projetos Festival FUNARJ de Humor e Festival FUNARJ Infantil, projetos promovidos pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Ambas as iniciativas vão oferecer cultura a preços acessíveis, se juntando ao trabalho dos programas Giro Cultural e Fim de Tarde, com ingressos a R$5 (inteira) e R$2,50 (meia-entrada).
A primeira edição do Festival FUNARJ de Humor acontece hoje (2), com um espetáculo de stand-up comandado pelo humorista Big Jaum, um dos nomes em ascensão da cena cômica nacional. Já o Festival FUNARJ Infantil recebe o pontapé com a artista Gabi Gabizoca, no sábado (5). As duas apresentações vão acontecer no Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy.
"A Funarj tem a missão de democratizar o acesso à cultura, e o Festival FUNARJ de Humor e o Festival FUNARJ Infantil representam mais um passo nesse caminho. Estamos valorizando formatos de arte que falam diretamente com todos os públicos", disse Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Os novos projetos vão contar com uma programação que inclui espetáculos de stand-up, apresentações musicais, esquetes, performances cômicas e intervenções teatrais. Além da diversidade de formatos, o projeto também busca incentivar a descentralização da cena de humor e infantil no estado.
Com isso, a iniciativa leva as apresentações para os teatros Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, e Arthur Azevedo, em Campo Grande, além do Mário Lago, na Vila Kennedy.