Por: José Aparecido Miguel (*)

Portugal eleva para sete anos de residência a exigência para brasileiro tirar cidadania

1-MALUCO BELEZA. O eterno Maluco Beleza, Aquele cara que bagunçou a cabeça da nossa geração, faria 80 anos. No livro A Sala Vazia, que acabou de concluir a parceria com o jornalista e literato Gabriel Emidio, nosso homenagem a Raulzito. O livro entra em pré-venda a partir de setembro. Canta Raul! "Aprendi que um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se". (Daniel Pereira - Facebook)

2-GUINADA À ESQUERDA. Por 2026, Lula transporte a periferia discurso com guinada à esquerda. Presidente vai fortalecer o foco no aumento de impostos sobre mais ricos; especialistas destacam necessidade de reduzir gastos. Por Jennifer Gularte, Sérgio Roxo e Karolini Bandeira. Lula afirmou que o seu lado na política é o do "povo trabalhador, dos professores e da classe média baixa". Estratégia. (...) (O Globo)

3-VAI MAIS UM CAFÉ? Pesquisa mostra que a cafeína pode retardar o envelhecimento das células. Por Fabiana Rolfini. Segundo pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres você poderá estar dando uma mãozinha às suas células. Há muito tempo, a cafeína tem sido associada a possíveis benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças relacionadas à saúde. Mas como ela funciona dentro de nossas células e quais são exatamente suas conexões com as redes de genes e proteínas responsáveis pelos nutrientes e estresse um mistério - até agora. (...) (...) (Época Negócios) Café pode retardar o envelhecimento celular, e nova pesquisa mostra como. Trabalho foi publicado nesta semana na revista científica Microbial Cell. Uma pesquisa mostra a descoberta de que a cafeína pode interferir no envelhecimento ao acessar um antigo sistema de energia celular, chamado AMPK — que mede o "combustível" usado pelas células. "Quando suas células estão com pouca energia, a AMPK entra em ação para ajudá-las a lidar com a situação. E nossos resultados mostram que a cafeína ajuda a acionar esse mecanismo", explica em comunicado Charalampos (Babis) Rallis, professor de Genética, Genômica e Biologia Celular Fundamental na Queen Mary University de Londres e autor sênior do estudo. (...) (O Globo)

4-TREMOR DE TERRA EM RORAIMA. Tremor de terra de magnitude 4,5 é registrado em Roraima. O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP, conforme informado o Observatório Nacional. Por Rafaela Peixoto. O epicentro do abalo sísmico foi localizado próximo ao município de São João da Baliza. O sismo também fez sentido em outras cidades da região, como São Luiz e Rorainópolis. As informações foram divulgadas pelo Observatório Nacional segunda-feira (30/6). (...) (Correio Braziliense)

5-PORTUGAL E CIDADÂNIA DE BRASILEIROS. Portugal eleva para sete anos de residência a exigência para brasileiro tirar cidadania. O Governo aprova no Conselho de Ministros aumento do tempo para fazer o pedido de nacionalidade e confirmação de abertura de visto de trabalho e reagrupamento familiar. Por Gian Amato. No caso de brasileiros e imigrantes de países que falam português, a decisão passa dos cinco para os sete anos de residência. (...) (O Globo)

6-CHUMBINHO PARA MATAR. Marido e sogra mataram professora de pilates com envenenamento, diz polícia. A polícia afirma que os indiciados agiram de forma premeditada. A presença de chumbinho no organismo foi confirmada após laudo toxicológico. A Polícia Civil de São Paulo indiciou um médico e a mãe dele pela morte da professora de pilates Larissa Rodrigues, ocorrida em março. Os indiciados são marido e sogra de Larissa e estão presos desde maio. A conclusão é de que Luiz Garnica e Elizabete Arrabaca foram os causadores da morte de Larissa. A presença de chumbinho no organismo da professora foi confirmada após laudo toxicológico. "A Larissa já vinha passando mal durante uma semana, e o Luiz, segundo várias testemunhas, impediu que ela procurasse ajuda médica. No dia 22 de março, quando ela morreu, ele criou vários álibis para simular que não estava envolvido, mas os celulares revelaram contradições", disse o delegado Fernando Bravo. (...) (Com informações da Agência Estado)

7-PARA MORRER COM DIGNIDADE. O hospital das despedidas, onde os pacientes vão morrer com dignidade. Por Marina Rossi e Vitor Serrano. Ayrton, de 90 anos, estava em uma das três camas espalhadas por um quarto amplo e bem iluminado no hospital Mont Serrat. "Quando me disseram que eu viria para este hospital, eu não sabia que ele estava aqui", assustou-se, falando das instalações na Ponta de Humaitá, no alto do bairro Monte Serrat, na Cidade Baixa. As lembranças forçaram Ayrton a fazer pausas na fala. Tomando respiração, com a voz embargada, falou com detalhes dos anos como corredor, da família e do nascimento de um dos filhos naquele bairro. Nascido em Pojuca, um pequeno município da Região Metropolitana de Salvador, ele chegou à capital por volta dos 8 anos com uma família e, até hoje, se encanta com a cidade de onde nunca mais saiu. "É linda", disse. Os cuidados paliativos focam na melhoria da qualidade de vida e dos sintomas dos pacientes com doenças graves ou que não têm cura. Somente em maio de 2024 que o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS. Meu SUS Digital. Na mesma esteira, desde 2023, os cuidados paliativos são disciplina obrigatória nas faculdades de medicina de todo o país. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]