1 - BANCOS E DÉBITOS INDEVIDOS. Queixas de clientes dispararam após 2020, e bancos atribuem a mudança de norma do BC. Dados de plataformas de proteção ao consumidor registraram aumento no número de reclamações por cobranças indevidas. Por Nayara Felizardo. Segundo o diretor executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Amaury Oliva, uma mudança em uma norma do Banco Central (BC) pode estar por trás do aumento das reclamações. A resolução 4.790/2020 permitiu que uma instituição financeira solicitasse inclusão de débito automático na conta de um cliente de outro banco. Após a norma, se tornou possível fazer a compensação entre bancos. Já a obrigação de ter autorização do cliente para o desconto passou a ser da outra instituição financeira, chamada de destinatária, e não do banco no qual a pessoa tem a conta. Dados de duas plataformas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) - Consumidor.gov.br e ProConsumidor - confirmam que, depois 2020, aumentou o número de reclamações por cobrança de serviço ou produto não reconhecido, não contratado ou não solicitado. As empresas reclamadas são bancos, financeiras e administradoras de cartão. O g1 mostrou casos em que a autorização para fazer o débito automático não é comprovada pelas instituições financeiras. Reclamações aumentaram 376%. Na plataforma Consumidor.gov.br, usada diretamente pelos consumidores para registrar queixas, o número de reclamações saltou de quase 12 mil, em 2019, para cerca de 56 mil, em 2021, ano com mais registros. É um aumento de 376%. A partir de 2022, os números começaram a cair, mas ainda se mantiveram cerca de 180% maiores que em 2019, quando não havia a resolução do Banco Central. (...) (g1)
2- ORKUT VAI RETORNAR AO BRASIL. Rede social coloca o país como prioridade e aposta em comunidades e interação real. A rede social que marcou uma geração está sendo relançada pelo criador, Orkut Büyükkökten, com uma proposta atualizada e segura. O país, que concentrou mais de 34 milhões de usuários, tornou-se o principal mercado-alvo para a nova fase da plataforma. Embora o projeto ainda não tenha data oficial para estreia, a equipe já trabalha com especialistas em São Paulo e no Vale do Silício para preparar um produto robusto e confiável. Com o apoio de inteligência artificial, o Orkut promete combater discursos de ódio, desinformação e comportamentos abusivos. O novo Orkut também quer conquistar a Geração Z, que busca experiências digitais mais sinceras e menos exaustivas. (Com informações do BP Money)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
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