1-O DIA DO IMIGRANTE é comemorado em 25 de junho no Brasil. A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de grupos de indivíduos das regiões / países em que nasceram para terras estrangeiras. Qual o santo que se comemora no dia 25 de junho? Guilherme, peregrino, eremita, abade e novamente peregrino, teve uma história bastante dinâmica e variada. Nascido em 1085, o santo tornou-se popular em Irpínia. (...) (https://www.vaticannews.va)
2-BRIGA POR GUARDA DE HERDEIRO. A briga entre viúvo e mãe de Marília Mendonça por guarda de herdeiro. Ruth Moreira e Murilo Huff pedem na Justiça para cuidar de Leo. Por Valmir Moratelli. Há alguns dias Murilo Huff ingressou com uma ação na Justiça solicitando a guarda unilateral de Leo, de 5 anos, seu filho com Marília Mendonça. Agora a mãe da cantora, Ruth Moreira, se pronunciou a respeito. A equipe jurídica de Ruth destaca que o processo corre em segredo de justiça. Desde o falecimento da cantora em novembro de 2021, Leo vive sob os cuidados da da avó materna em Goiânia (GO). (...) (Veja)
3-PAGAMENTO DO PÉ-DE-MEIA. O Governo Federal iniciou o pagamento da nova parcela de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, destinado a alunos do ensino médio público que apresentam frequência escolar adequada. O incentivo de segunda-feira contempla alunos nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Por Marcello De Vico. O pagamento é realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante, e o calendário se estende até o dia 30 de junho. O que é preciso para ser beneficiado? Estar matriculado no ensino médio público ou EJA (idades de 14 a 24 anos para ensino médio regular; 19 a 24 anos para EJA). Pertencer a uma família inscrita no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo. Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda) e estar com frequência mínima de 80% nas aulas. (...) (UOL)
4-DINHEIRO NA TRAMA GOLPISTA: Cid confirma ter repassado a kid preto dinheiro entregue por Braga Netto. Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro disse que recurso estava em caixa de vinho. Cid disse não saber qual valor entregou a membro de grupo suspeito de plano para matar autoridades. Por Márcio Falcão, Fernanda Vivas, TV Globo. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, confirmou segunda-feira (9) que repassou ao major Rafael de Oliveira uma caixa de vinho com dinheiro vivo. A entrega foi feita a pedido de Walter Souza Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022, que deu o dinheiro a Cid. Cid fez a confirmação durante interrogatório no processo penal contra o chamado "núcleo crucial" da trama golpista. Delator, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o ex-presidente e outros seis réus faziam parte do núcleo crucial, segundo a Procuradoria-Geral da República. O major Rafael de Oliveira integra o grupo conhecido como "kids pretos", que são militares das Forças Especiais do Exército. Rafael de Oliveira e outros "kids pretos" são suspeitos de integrar um grupo armado que planejava a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. O plano foi batizado de "Punhal Verde e Amarelo". Cid contou que recebeu o dinheiro de Braga Netto e repassou ao major de Oliveira. Os recursos, segundo Cid, estavam armazenados em uma caixa de vinho. Segundo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, antes de receber o dinheiro de Braga Netto, ele foi até o general e perguntou se o PL (Partido Liberal), de Braga Netto e de Jair Bolsonaro, poderia ajudar com recursos para acampamentos de apoiadores do ex-presidente. Braga Netto indicou o contato de um tesoureiro da agremiação política, que disse a Cid que o partido não poderia ajudar manifestantes. Na sequência, Cid contou que Braga Netto apareceu com os recursos, que foram repassados ao major de Oliveira. Questionado sobre a origem do dinheiro, o ex-ajudante de ordens disse que seria do "pessoal do agronegócio". Segundo Cid, Braga Netto fazia o elo entre os manifestantes (que estavam acampados em frente a quartéis após as eleições de 2022) e o ex-presidente, atualizando Bolsonaro sobre a mobilização de apoiadores. Muitos desses apoiadores participaram e foram presos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. (...) (g1)
5-BRASILEIRA É ENCONTRADA MORTA EM TRILHA DE VULCÃO na Indonésia. Juliana Marins caiu em na trilha ao vulcão Rinjani, na Indonésia, na sexta-feira (20/6). A brasileira Juliana Marins, 26 anos, foi encontrada morta terça-feira (24/6). A jovem caiu em na trilha ao vulcão Rinjani, na Indonésia, na sexta-feira (20/6) e aguardava resgate desde então. (...) (Correio Braziliense) Acidente foi no sábado, mas o resgate só chegou até ela nesta terça. Por Ana Cristina Campos. Colaborou o repórter Vitor Abdala. Foi encontrada morta a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que fazia uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. Ela caiu da borda da cratera de um vulcão na madrugada de sábado (21), mas as equipes de resgate só conseguiram chegar até ela terça-feira (24). Apenas na manhã de segunda-feira (23) ela foi localizada. A temperatura do corpo mostrou que a brasileira ainda estava viva, porém, se mantinha imóvel. Terça-feira, um helicóptero foi enviado à região, com uma equipe de resgate com grupamento especial da Basarna. As condições meteorológicas e geográficas prejudicam o trabalho de salvamento, segundo a agência. Outro problema é a profundidade onde está Juliana, a cerca de 500 metros abaixo da borda da cratera. (...) (Agência Brasil) Monte Rinjani. 6 mortes em 5 anos: Entre 2021 e o último mês de maio, pelo menos cinco mortes foram registradas na região, incluindo a de escaladores portugueses, malaios e indonésios. (...) (g1)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]