Por:

Quando o marketing é bem feito

Quem diria que uma competição internacional iria fazer sucesso no Brasil? Esse mundial de clubes da Fifa está dando o que falar. Seja nos jogos, na emoção de torcer pelas equipes ou na zoação com seu rival, o torneio está na boca do povo.

Desde a sua organização, nos estádios norte-americanos de futebol da bola oval, que provavelmente serão os mesmos da Copa do Mundo, até a trnasmissão das partidas, o que pode ser visto é uma verdadeira aula de como o marketing é bem-vindo para promover um espetáculo.

O marketing é mais do que uma ferramenta de promoção, é uma forma de expandir a imagem de qualquer produto. Desde uma simples bala até uma competição intercontinental de clubes, a ferramenta, quando usada de forma assertiva, produz um enorme boom ao seu produto.

E o que dizer sobre as emissoras de televisão transmitindo os jogos? A Globo está mudando sua programação toda, encurtando novelas e jornais, tudo para poder vibilizar as partidas aos torcedores. Sejam dois ou três jogos por dia, a programação vai de tarde até à noite, com todo o privilégio para o futebol.

Mais uma vez, entra o marketing em cena, com os anúncios dos jogos sendo o grande chamariz ao longo da programação da plim-plim.

Quando tudo é bem feito e seguindo as linhas, sem ferir camadas legais, transforma-se em festa e evento consagrado.

Esse primeiro mundial de clubes da Fifa tem tudo para ficar no calendário esportivo. Resta saber se ele será, como dizem, um preparativo para a Copa do Mundo, ou se será um torneio a par, para promover os clubes e o esporte.