1-MULHERES MAIS RICAS DO MUNDO. As 50 mulheres mais ricas do mundo que construíram fortunas sozinhas somam 239 mil milhões de euros. A Forbes divulgou pela primeira vez um ranking global independente com as 50 mulheres mais ricas do mundo que fizeram fortuna por mérito próprio. Juntas, estas mulheres de 13 países e quatro continentes acumulam uma riqueza combinada de 276 mil milhões de dólares (239 milhões de euros) — uma média de 5,5 mil milhões (4,7 milhões de euros) por pessoa. O topo da lista é liderado por Rafaela Aponte-Diamant, magnata suíça do transporte marítimo, com uma fortuna estimada em 38,8 mil milhões de dólares (36,6 mil milhões de euros). A segunda posição pertence à americana Diane Hendricks, cofundadora da ABC Supply, com um património líquido de 22,3 mil milhões de dólares (19,3 mil milhões de euros). A China — incluindo Hong Kong — também está em destaque, com outras 18 representantes. Quase metade das mulheres do ranking são da região Ásia-Pacífico (24), seguidas pela América do Norte (20) e Europa (6). (...) (Executive Digest)
2-DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO. 24 de fevereiro é o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Nesta data, em 1932, o Código Eleitoral brasileiro foi promulgado, garantindo às mulheres o direito de votar e serem votadas. Essa conquista marcou um importante avanço na luta pela igualdade de gênero no país. Além da conquista do voto feminino, 24 de fevereiro também marca a promulgação da primeira Constituição Republicana do Brasil em 1891. Em algumas cidades, o dia 24 de fevereiro também é feriado municipal. (...) Para a juíza eleitoral Reijjane Ferreira de Oliveira, Ouvidora da Mulher do TRE do Pará, não há dúvida de que essa foi uma das mais importantes conquistas femininas no século XX. "Se hoje sou uma juíza de Direito e estou no lugar de Ouvidora da Mulher do TRE do Pará, é porque mulheres como Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Alzira Soriano, Celina Guimarães, Eneida de Moraes e tantas outras se dedicaram ao movimento sufragista no Brasil, e com muita luta conquistaram esse direito para garantia de participação política das mulheres. Uma medida tão necessária ao fortalecimento da democracia", ressalta a magistrada. Texto: Elissandra Batistam. (Ascom TRE do Pará) (...) (https://www.tre-pa.jus.br/)
3-O BRASIL QUE LÊ. Sucessos da Bienal e da Feira do Livro permitem vislumbrar o Brasil que lê. Recorde no Rio de Janeiro e melhora substancial em São Paulo mostram força dos eventos em país que registra menos leitores. Por Walter Porto. Quando se soube que a Bienal do Rio e a Feira do Livro em São Paulo aconteceriam ao mesmo tempo, muitos editores espernearam. Agora que ambos chegam ao fim, ainda se ouve que organizar, juntos, dois dos maiores eventos literários do país foi "insano", "uma loucura total". Mas parece que valeu a pena. A Bienal registrou recorde de 740 mil visitantes, um aumento de 23% em relação ao público já massivo da última edição. O crescimento na venda de livros foi em proporção semelhante, de 5,5 milhões para esperados 6,8 milhões de exemplares. Já a feira paulistana, que reuniu 64 mil pessoas em 2024, ainda não contabilizou números desta edição, mas as editoras também celebram aumentos. A Autêntica vendeu 140% a mais e a Record relata salto de 40%, por exemplo. Mais moedas pingaram no outro lado da ponte aérea. A Companhia das Letras distribuiu comunicado dizendo que esta Bienal do Rio "marca o maior evento" de sua história. A HarperCollins dobrou o faturamento da edição passada. Sextante e Rocco subiram cerca de 60%. (...) (Folha de S. Paulo)
4-ATAQUE A SÍMBOLOS DO REGIME IRANIANO. Israel ataca centros de repressão e símbolos do regime no Irã. Ação de Tel Aviv também volta a bombardear Fordow, fortaleza nuclear alvo de superbombas do governo Trump no fim de semana. Por Igor Gielow. Forças de Israel promoveram segunda-feira (23) um mega-ataque contra instituições do aparelho repressivo da teocracia iraniana, sinalizando que a busca pela desestabilização do regime de Teerã pode estar saindo da retórica. Segundo o ministro da Defesa do Estado judeu, Israel Katz, os militares "estão atacando alvos do regime e autoridades repressivas no coração de Teerã, com força sem precedentes". (...) (Folha de S. Paulo) Israel ataca usina nuclear de Fordow e prisão iraniana para presos políticos. Irã diz que respondeu com mísseis. (...) (Veja) Ataque dos EUA ao Irã: 'Momento é sem precedentes, mas próximos movimentos serão ainda mais decisivos'. Por Lyse Doucet. (...) (BBC News Brasil)
5-'ESTRATÉGIA STAR WARS': satélites indicam que EUA miraram bombas em dutos de ventilação de bunker. Fãs de Star Wars reagiram imediatamente à possível tática militar dos EUA - Estados Unidos da América - e foram às redes sociais apontar semelhanças com uma ação de Luke Skywalker, protagonista da saga, para destruir a Estrela da Morte. (...) (g1) B-2 Spirit: o avião invisível dos EUA usado para lançar bombas no Irã. Estratégico no ataque ao Irã, o B-2 Spirit se passa por ave nos radares e é mais lento que aviões comerciais. Por Henrique Rodriguez. (...) (Quatro Rodas)
6-"FORTE RESPOSTA" AOS EUA. Comandante do exército iraniano diz que virá "forte resposta" aos EUA - Estados Unidos da América. Amir Hatami, um dos generais mais graduados do Irã, foi nomeado para o cargo há menos de uma semana. O comandante-chefe do exército iraniano afirmou que haverá uma "forte resposta" aos ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares iranianas, em um videoclipe publicado por diversos veículos de comunicação estatais. (...) (CNN Brasil)
-
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]