Por: José Aparecido Miguel (*)

Total de 18 capitais decretaram feriado na data de Corpus Christi, amanhã, 5ª feira. O espião Jair Bolsonaro

1-MORRE O JORNALISTA CÍCERO SANDRONI, imortal da ABL, aos 90 anos. Morreu na manhã de terça-feira (17), aos 90 anos, o jornalista Cícero Sandroni, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Segundo a ABL, Sandroni morreu em casa, em decorrência de um choque séptico causado por infecção urinária. Ele deixa a viúva Laura Constância Austregesilo de Athayde e cinco filhos. O velório será na sede da Academia Brasileira de Letras. Nascido em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, em família de origem italiana, Cícero Sandroni iniciou seus estudos em São Paulo antes de se mudar com a família para o Rio de Janeiro, em 1946. Se formou em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e estagiou em veículos como Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã e Jornal do Brasil. No final dos anos 1950, foi repórter do Globo, se especializando na cobertura política. (...) (O Globo)

2-O ESPIÃO JAIR BOLSONARO. Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem são indiciados pela PF em inquérito da ABIN paralela. Por Luana Patriolino. A Polícia Federal indiciou, quarta-feira (17/6), o ex-presidente Jair Bolsonaro na investigação da chamada Abin Paralela, um esquema de espionagem ilegal montado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A informação foi adiantada pela CNN e confirmada pelo Correio. O objetivo seria encontrar situações que desabonasse críticos do governo e criar informações falsas para atacar personalidades que pudessem prejudicar eventual reeleição do ex-chefe do Planalto. (...) (Correio Braziliense)

3-PUNIÇÃO RACIAL. A prisão de MC Poze e o teatro da punição racial. Por Amarílis Costa. A detenção violenta do artista não é um desvio, mas parte do roteiro que criminaliza a autonomia negra e transforma ascensão periférica em ameaça. Na manhã do dia 29 de maio, o Brasil assistiu — mais uma vez — a um ato cuidadosamente coreografado da longa tradição de espetacularização punitiva: MC Poze do Rodo, sem camisa, algemado, com os braços torcidos para trás, foi conduzido por agentes do Estado como quem carrega uma ameaça iminente. Não importava o teor das acusações, tampouco a existência de provas — a imagem já valia por uma sentença. Poze havia sido condenado antes mesmo de qualquer interrogatório. O crime? Ser quem é, vir de onde veio, falar como fala, cantar o que vive. [Segunda-feira 2, o desembargador Peterson Barroso, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou a libertação de Poze] (...) (Carta Capital)

4-O CAOS FISCAL É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. A responsabilidade do petismo no estabelecimento de uma situação fiscal desesperadora para o Brasil é evidente, e o governo federal faz questão de lembrar o país disso a cada decreto, medida provisória ou projeto de lei que busca arrancar mais dinheiro do contribuinte brasileiro para tapar o rombo aberto pela gastança sem fim defendida por Lula. Mas, justiça seja feita, o Poder Executivo não está sozinho na tarefa de desorganizar as contas públicas. O mesmo Poder Legislativo também dá sua contribuição ao caos fiscal quando lhe convém. O Brasil tem um problema estrutural em suas contas públicas. Um poder público que remunera seus funcionários muito acima da iniciativa privada nos mesmos cargos; uma lista infindável de auxílios, mordomias e privilégios (muitos deles destrinchados pelo colunista da Gazeta do Povo Lucio Vaz) (...) Link - https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/caos-fiscal-contas-publicas-construcao-coletiva/ - (...) (Editorial-Gazeta do Povo)

5-'SEARA DO LEGISLADOR' E O STF. O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) diz que o STF não pode invadir a 'seara do legislador'. Em meio a tensões entre o Congresso e o Supremo, o ministro defendeu 'o respeito ao ao dissenso e à convivência democrática'. Ele afirmou segunda-feira 16 que não cabe à Corte agir seguindo pressões políticas, mas não é "legítimo" invadir a competência do Congresso. "Não nos é legítimo invadir a seara do legislador, o respeito ao dissenso e à convivência democrática, são lições também para todos os Poderes e todas as instituições", disse o ministro durante a cerimônia de lançamento do livro que celebra seus 10 anos na Corte. (...) (Carta Capital)

6-CORPUS CHRISTI. Quais capitais decretaram feriado no dia 19 de junho? Um total de 18 capitais decretaram feriado na data de Corpus Christi. O dia 19 de junho, quando é celebrado Corpus Christi, costuma gerar dúvidas nas pessoas sobre ser feriado ou ponto facultativo. A data não é considerada feriado nacional, sendo decretado ponto ponto facultativo, ou seja, os estados e municípios podem decidir por autonomia própria se será feriado local ou não. Qual é o próximo feriado nacional do ano? O próximo feriado nacional de 2025 será a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Antes, no dia 19 de junho, é celebrado Corpus Christi, data que apesar de ser ponto facultativo, não sendo considerada feriado nacional, é decretado feriado municipal em muitas cidades. Quais capitais decretaram feriado no dia 19 de junho? Um total de 18 capitais decretaram feriado na data de Corpus Christi, são elas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. Em Brasília, Campo Grande, João Pessoa, Palmas, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Luís, será ponto facultativo. Próximos feriados nacionais de 2025: Setembro. 7 de setembro, domingo - Independência do Brasil (feriado nacional). Outubro. 12 de outubro, domingo - Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional). 28 de outubro, terça-feira - Dia do Servidor Público (ponto facultativo). Novembro. 2 de novembro, domingo - Finados (feriado nacional). 15 de novembro, sábado - Proclamação da República (feriado nacional). 20 de novembro, quinta-feira - Dia de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional). Dezembro. 24 de dezembro, quarta-feira - Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h). 25 de dezembro, quinta-feira - Natal (feriado nacional). 31 de dezembro, quarta-feira - Véspera de Ano Novo. 31 de dezembro, quarta-feira - Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após 14h) (...) (Veja)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]