1-MOTORISTA E PASSAGEIROS BALEADOS NO RIO. POLICIAL É MORTO EM BANGU. Motorista de ônibus e um passageiro são baleados em operação contra facção no RJ-Rio de Janeiro. Moradores relatam tiroteio intenso durante ação contra Terceiro Comando Puro; avenida Brasil e Linha Vermelha são fechadas. Por Cristina Camargo, Yuri Eiras e Francisco Lima Neto. A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza na manhã de terça-feira (10) uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do TCP (Terceiro Comando Puro). (...) (Folha de S. Paulo) Policial do Bope (1º Sargento Otávio de Almeida Justa) é morto a tiros após briga de trânsito na Zona Oeste do Rio. Militar foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Por Priscilla Litwak. (...) (O Globo)
2-BOLSONARO FEZ ATERAÇÕES NA MINUTA DO GOLPE. Mauro Cid: Bolsonaro leu e fez alterações em minuta golpista. Declaração ocorreu durante depoimento prestado por ex-ajudante de ordens ao ministro Alexandre de Moraes. Em depoimento prestado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, afirmou que o ex-presidente não somente recebeu a chamada minuta do golpe como também confirmou que fez alterações no texto. Para Mauro Cid, o plano da cúpula do Palácio do Planalto era anular as eleições de 2022 para que fosse realizado um novo pleito. (...) (O Antagonista)
3-FORMA AUTOAPLICÁVEL DE REDUÇÃO DE GASTOS DO GOVERNO. Equipe econômica chegou à forma autoaplicável de redução linear de 10% do gasto tributário. Por Luciana Casemiro. A equipe econômica desenvolveu uma forma autoaplicável de reduzir linearmente 10% do gasto tributário, que somam cerca de R$ 800 bilhões. No entanto, o acerto feito em reunião de domingo, na casa do presidente da Câmara, Hugo Motta, tira desse pacote a Zona Franca de Manaus que representa uma importante renúncia. (...) (O Globo)
4-'PRECONCEITO COM NORDESTINO PERSISTE PORQUE É CONVENIENTE. Nordestinos protagonistas e com poder incomodam'. Por Edison Veiga. O jornalista potiguar Octávio Santiago aguardava um trem de Porto para Braga, em Portugal, quando um encontro inusitado mudou seus rumos acadêmicos. Uma brasileira não estava conseguindo comprar o bilhete na máquina de atendimento automático, e ele ofereceu ajuda. Em vez de agradecer, ela demonstrou espanto: "Nossa, você não é daqui e conseguiu". Santiago disse então também ser brasileiro e, mais especificamente, de Natal. Ela ficou novamente surpresa e respondeu: "Você não tem cara de nordestino, não parece nordestino. E conseguiu, está mexendo tão bem nessa máquina." "Eu contrariava o padrão da ideia que ela tinha na cabeça, de como deveria ser fisicamente um nordestino e como deveria ser a conduta coerente ao assentado em sua cabeça", recorda o jornalista. Desse episódio carregado de preconceito, Santiago surgiu a semente do livro Só Sei Que Foi Assim: A Trama do Preconceito Contra o Povo do Nordeste, que acaba de ser lançado pela editora Autêntica. Santiago mapeia pontos que reforçam a discriminação contra os nordestinos — como o estigma de que eles seriam inferiores ao restante do país, a associação do sotaque a algo cômico e a própria generalização do Nordeste. Santiago é jornalista de carreira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Também já trabalhou como chefe de gabinete de deputados estaduais e federais. (...) (BBC News Brasil)
5- A AMEAÇA DAS CONTAS DO GOVERNO. 'Ou se faz alguma coisa, ou o País vai parar', diz Salto, sobre as contas do governo. Para o economista, medidas anunciadas pelo governo são positivas por amenizar situação 'muito grave', mas estão longe de resolver o problema fiscal estrutural. Por Cristiane Barbieri. Entrevista com Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos e colunista do Estadão. Para o economista, especialista em contas públicas, o ponto alto das medidas foi trazer de volta à mesa a revisão dos gastos tributários. O ponto fraco foi não ter havido cortes nas despesas públicas, seja por parte do governo, seja pelo Congresso. Salto diz que "só que a política é a arte do possível e as medidas são "inescapáveis". (...) (O Estado de S. Paulo)
6-A NEGATIVA DE ALMIR GARNIER. Garnier nega ter oferecido tropas, mas admite reunião com Bolsonaro. Ex-comandante da Marinha foi interrogado no STF - Supremo Tribunal Federal - sobre trama golpista. Por Fabíola Perez e Letícia Casado. (...) (UOL) Ele nega ter colocado 'tropas à disposição' do golpe. Ex-comandante da Marinha é o primeiro a ser interrogado no julgamento no STF terça-feira, 10. (...) (Veja)
7-MORRE PINGO, O 'CACHORRO FÓSSIL' de 21 anos que viralizou nas redes sociais. A tutora do animal, Andreza Ferreira, que é estudante de veterinária e dona de um abrigo de animais localizado na capital pernambucana, compartilhou a notícia nas redes sociais. O vira-lata Pingo, conhecido na internet como "cachorro fóssil", morreu, nesta semana, aos 21 anos, no Recife. Andreza contou que a causa da morte não pôde ser determinada. "Eu realmente acredito que apenas chegou a horinha dele. Ele partiu de forma rápida, tranquila, sem sofrimento algum", disse a tutora. (...) (https://hcnoticias.com.br/)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]