Por: José Aparecido Miguel (*)

Coppe inicia estudo milionário para Linha 3 do metrô, que ligaria Rio a Niterói sob a Baía de Guanabara

1 -SOBERANIA NACIONAL E MINISTRO. Moraes vincula soberania nacional a sua própria pessoa. Por Demétrio Magnoli. O problema de fundo não são os EUA - Estados Unidos da América - , mas o atropelo das leis brasileiras pelo próprio STF - Supremo Tribunal Federal. A declaração (pouco) cifrada de Alexandre de Moraes é sua resposta à ameaça de sanções contra ele mesmo erguida pelo governo dos Estados Unidos. Ela conecta explicitamente democracia, Estado de Direito e soberania nacional — e, implicitamente, vincula os três princípios a sua própria pessoa. Os Estados Unidos perderam o lastro moral do discurso sobre a liberdade de palavra. A reação de Moraes assenta-se em solo firme. Sob essa ótica, a única correção de rumo necessária seria a circunscrição das proibições de perfis ao ecossistema nacional de redes sociais. (...) (O Globo)

2-ESCÂNDALO DO INSS. Lula perde para Bolsonaro o primeiro round do escândalo do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. Por Daniel Pereira. O presidente Lula ainda não conseguiu conter os danos de imagem sofridos por ele em razão do esquema de desvio de aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tão logo o escândalo veio a público, ele disse que a roubalheira começou no governo de Jair Bolsonaro e que só tinha sido interrompida agora, na gestão petista, que mereceria crédito por isso. Crise no INSS e pesquisa. Perguntados sobre quem era o principal responsável por ela, 31% responderam o "governo Lula", 14% citaram o próprio instituto e apenas 8% disseram o "governo Bolsonaro". (...) (Veja)

3-BRAGA NETTO PERDE. Trama golpista: Moraes nega pedido de Braga Netto contra transmissão de interrogatório. Defesa tentou evitar a transmissão do depoimento do candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Braga Netto e outros sete réus por plano golpista serão ouvidos nesta semana. Braga Netto está preso preventivamente no Rio de Janeiro. Por Márcio Falcão, TV Globo. (...) (g1)

4-LINHA 3 DO METRÔ (RIO A NITERÓI) Coppe inicia estudo milionário para Linha 3 do metrô, que ligaria Rio a Niterói sob a Baía de Guanabara. Com prazo de 30 meses para conclusão, estudo custará R$ 26 milhões e pretende oferecer base técnica para decisões sobre traçado, viabilidade econômica e impactos sociais do trajeto. Por Felipe Gelani . A Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ anunciou, na última terça-feira, o início dos estudos técnicos que vão dar suporte à futura implantação da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro. O estudo para a criação da nova linha metroviária, que deverá conectar São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Rio de Janeiro, é fruto de um pedido do governo federal, via emendas parlamentares, no valor de R$ 26 milhões. O estudo tem prazo de 30 meses para conclusão. Meio ambiente: Projeto da UFF já tirou mais de 4 toneladas de lixo de rio em Niterói. Festas juninas em Niterói: cidade tem agenda cheia. De acordo com a Coppe, o projeto busca oferecer uma base técnica para decisões estratégicas sobre o traçado, a viabilidade econômica e os impactos sociais da linha, prometida pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, caso as duas cidades vençam a disputa pela organização dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O estudo é coordenado pelo professor Rômulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe. Questionado sobre o objetivo do projeto, ele comparou a iniciativa a trabalhos anteriores e disse que busca um estudo técnico "que funcione". "Sobre o itinerário, por exemplo, levantamos oito estudos anteriores, inclusive um dos anos 1960, do Negrão de Lima (governador do então estado da Guanabara, de 1965 a 1971). A intenção é trazer as melhores informações e análises, e o gestor toma a decisão", diz. Ele destacou os desafios que o estudo deve enfrentar ao longo dos próximos 30 meses, como o apagão de dados sobre mobilidade e comportamento do trânsito. "A morfologia das cidades mudou, subcentros cresceram. Duque de Caxias, por exemplo, era uma cidade dormitório nos anos 1970, e veja a centralidade dela hoje em dia. Essas mudanças implicam na necessidade de novos estudos. Niterói não é um subúrbio do Rio. A ligação entre Niterói e São Gonçalo, pelos dados do IBGE, é a segunda mais importante ligação intermunicipal do país, quando consideramos origem e destino. Só perde para São Paulo e Guarulhos. (...) (O Globo)

5-HABY LAME, INFLUENCIADOR, É DETIDO.Imigração dos EUA -Estados Unidos da América - detém Khaby Lame, influenciador mais seguido do TikTok. Segundo o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), ele teria ultrapassado o período de permanência permitido pelo seu visto e deixou o país de forma voluntária. Por Lucas Alonso e Manoella Smith. (Com AFP) (...) (Folha de S. Paulo)

6-CONTRA AJUDA A GAZA. Forças da Marinha de Israel invadiram de madrugada o barco da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC), que se dirigia à Faixa de Gaza com ajuda internacional. A ativista sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e a deputada francesa do Parlamento Europeu Rima Hassan estavam na embarcação e foram detidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, eles serão liberados ao chegar a Israel. O objetivo da FCC era entregar uma quantidade simbólica de ajuda à Faixa de Gaza e chamar a atenção para a crise humanitária na região. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]