1 - PRIMEIRA BRASILEIRA A IR AO ESPAÇO. Mineira da Grande BH será a 1ª brasileira a ir ao espaço. Mineira ganhou reconhecimento quando descobriu o asteroide. Laysa Peixoto é natural de Contagem e, aos 22 anos, será a primeira brasileira a viajar para o espaço. Por Duda Sperandio. Quinta-feira, a contagense Laysa Peixoto anunciou que foi escolhida para fazer parte de uma missão um tanto quanto importante: uma viagem ao espaço. Em um voo inaugural da Titans Space, ela irá atuar em voos espaciais tripulados para "estações espaciais privadas e para futuras missões tripuladas à Lua e para Marte". Quando tinha 19 anos, a mineira ingressou na Nasa. As despesas foram arcadas com uma vaquinha feita pelas redes sociais. (...) (uai-SouBH)
2-SETE MULHERES DO BRASIL NA LISTA DA INTERPOL. Com Zambelli, Brasil tem 7 mulheres na lista vermelha da Interpol; tráfico e tortura estão entre crimes de procuradas. Nome da deputada foi incluído após pedido da PF -Polícia Federal- brasileira. O jornalista Cesar Tralli informou que, além das mulheres, há 65 homens na lista pública da organização. (...) (g1)
3-PROIBIÇÃO DE ESCOLAS CIVICO-MILITARES É RECOMENDADA. Comitê da ONU recomenda que Brasil proíba escolas cívico-militares. Por Rodrigo Castro. O Comitê de Direito das Crianças da ONU - Organização das Nações Unidas - recomendou que o Brasil adote medidas para necessárias para reverter e proibir a militarização de escolas públicas em seus estados e municípios. A sugestão faz parte da Revisão Periódica Universal, um mecanismo da ONU que avalia a situação dos direitos humanos em cada país-membro a cada quatro anos e meio. A recomendação acata uma proposta dos parlamentares Luciene Cavalcante, Celso Giannazi e Carlos Giannazi, todos do PSOL-SP. Outra sugestão foi a definição critérios rigorosos para adoção, como forma de evitar o aumento do tráfico de crianças para adoção ilegal. (...) (Blog de Lauro Jardim-O Globo)
4-PRESSÃO SOBRE O GOVERNO LULA. Empresários elevam pressão sobre governo Lula. Por Joana Cunha. O empresariado avançou em uma ofensiva contra o apetite arrecadatório do governo Lula sábado (7) durante um evento organizado pelo grupo Esfera, de João Camargo, em Guarujá. O alvo da reação é o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que o governo anunciou no mês passado, medida que gerou indignação e reacendeu as cobranças pelo controle de gastos públicos. (...) (Folha de S. Paulo)
5-EVANGÉLICOS devem ultrapassar participação de católicos na população em 2049, estima demógrafo. Por Lucianne Carneiro e Rafael Rosas. Projeção considera manutenção do ritmo de queda de católicos e aumento de evangélicos observada entre 2010 e 2022. (...) (Valor Econômico)
6- DIA MUNDIAL DOS OCEANOS: Maior fronteira desconhecida da Terra, mares são menos mapeados que Lua e Marte. III Conferência da ONU - Organização das Nações Unidas - sobre os Oceanos (UNOC), que começa, em Nice, na França, contará com a presença de 70 chefes de Estado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por Ana Lucia Azevedo. (...) (O Globo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]