ESTAÇÃO DE BARRA DO PIRAí
A estação ferroviária de Barra do Piraí foi inaugurada em 1864, na foz do rio Piraí com o Paraíba do Sul. No dia 7 de agosto daquele ano, foi entregue ao tráfego regular o trecho entre Rodeio e Barra do Piraí, com a locomotiva Baronesa puxando um comboio especial que seguiu para as novas estações de Santana e Mendes. A estação tornou-se o maior entroncamento ferroviário do país na época. Até 1912, havia uma passarela ligando as plataformas, substituída por um túnel chamado Condessa de Frontin. O atual prédio da estação exibe no frontispício o ano de 1914. Dali partiam o ramal de São Paulo, o mais rentável da EFCB, e o ramal da Barra, da Rede Mineira de Viação, que ligava Soledade a Passa-Três. Em 1928, dezesseis trens diários ligavam a cidade ao Rio de Janeiro. Até 1996, passava ali o trem Barrinha, de passageiros e carga, com destino a Japeri. O trem para Belo Horizonte parou em 1980, e o de São Paulo em 1998. O entroncamento ainda existe, mas sem a linha da Barra, desativada nos anos 1960.