Por:

Winter is comming...

"Winter is coming…", frase famosa do seriado norte americano Game of Thrones (GOT), adotada quando os Starks, do Norte, precisam enfrentam um rigoroso frio. Apesar de Winterfell ser um lugar fictício, mais próximo de lugares geograficamente onde se neva, o clima semiárido de Brasília - semelhante a um deserto - traz uma sensação bem semelhante à icônica frase vinculada à cultura pop.

Além de muito perceptível, a chegada do inverno, diferentemente de estados com climas úmidos e arejados, traz os alertas de saúde com o clima de deserto frio concentrado no quadrinho. A baixa umidade somada às baixas temperaturas (ao menos baixas para o padrão brasileiro, deveras diferente do padrão europeu) alertam para um maior consumo de líquidos, hidratação da pele, cuidado a exposições a diferentes temperaturas em um curto período de tempo (o que pode reduzir a imunidade e levar ao aparecimento de doenças e viroses).

Com a chegada do frio, instala-se a cotidiana campanha do agasalho no Distrito Federal, onde se podem doar roupas e cobertas para pessoas em situação de vulnerabilidade. E nesse mau tempo, também se evidencia um problema social complexo e sério: a situação população em situação de rua, não apenas no DF, como no país como um todo. A fome mata, a exposição ao frio e a desidratação, também. Não se trata apenas de exposição a ventos gelados cortantes, a baixa umidade do ar com a falta de roupas adequadas (e o simples fato de a pessoa não ter uma casa, um teto e paredes para protegê-la do frio), desencadeiam problemas de saúde, especialmente àqueles que já tem um uma saúde mais vulnerável.

De acordo com o 2º Censo da População em Situação de Rua do Distrito Federal, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), a capital federal registrou 3.521 pessoas vivendo sem teto em janeiro de 2025, sendo 121 crianças e adolescentes sem uma casa. Esses números representam um aumento de 19,8% em relação a 2022. De acordo com o levantamento, as Regiões Administrativas que concentram os maiores percentuais de pessoas em situação de rua são: Plano Piloto: 897 (25,4%); Ceilândia: 719 (20,4%); Taguatinga: 307 (8,7%), e São Sebastião: 255 (7,2%).

Campanha do agasalho não é algo que se deve fazer apenas em uma época do ano. No ano inteiro as pessoas precisam ter o que vestir. No ano inteiro, as pessoas precisam de saúde. No ano inteiro elas podem precisar de ajuda.

Que os ventos gelados do inverso brasiliense não congelem nossos corações de ter o mínimo de humanidade ao enxergar os demais na rua.