Por: José Aparecido Miguel (*)

Tipo mais agressivo de Mpox é confirmado em São Paulo. Empresas crescem mais com mulheres na liderança

1-VALDEMAR E BOLSONARO. Alexandre de Moraes atende a pedido e libera contato de Valdemar com Bolsonaro. Diferentemente de Bolsonaro, presidente do PL não foi denunciado pela PGR no inquérito que apura tentativa de golpe. Relógios de luxo e outros bens que foram apreendidos pela PF serão devolvidos ao dirigente partidário. Por Márcio Falcão, TV Globo e g1. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta terça-feira (11) a um pedido do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e derrubou a medida que impedia o contato do dirigente partidário com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Diferentemente de Bolsonaro, Valdemar não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República nesse caso. (g1)

2-ESPANHA E OSWALDO EUSTÁQUIO. Espanha nega pedido do STF - Supremo Tribunal Federal - para extraditar Oswaldo Eustáquio. Justiça espanhola entendeu que atos atribuídos ao jornalista não configuram crime e são protegidos pelo direito à liberdade de expressão. O jornalista é acusado por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. (...) (Poder360)

3-RESISTÊNCIA DO CENTRÃO E GUERRA DO PT. No primeiro dia como ministra, Gleisi se divide entre quebrar resistência do Centrão e esfriar guerra no PT.Titular das Relações Institucionais recebeu o favorito à sucessão no comando do partido, o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, que vem enfrentando resistência da ala majoritária da sigla. Por Sérgio Roxo, Camila Turtelli e Jeniffer Gularte. Um dos motivos para a mobilização de Gleisi é o racha do PT, que virou público com o vazamento de conversas de um encontro ocorrido na quinta-feira, no apartamento da nova ministra. Na reunião, Lula foi pressionado a não apoiar Edinho para a presidência do partido. (...) (O Globo)

4-REGRAS AMPLIADAS PARA O FORO PRIVILEGIADO. Supremo Tribunal Federal, STF, conclui julgamento e define regras para o foro privilegiado. Maioria dos ministros considerou que envio do caso a outra instância quando o mandato se encerra produz prejuízo para a investigação. Por Mariana Muniz. Prevaleceu no julgamento o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Pelo seu entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar, mesmo em caso de de renúncia, não reeleição ou cassação. (...) (O Globo)

5-EMPRESAS CRESCEM MAIS COM MULHERES NA LIDERANÇA. Empresas com mulheres na liderança crescem 21% mais, aponta pesquisa. Estudos indicam que empresas lideradas por mulheres apresentam maior crescimento e faturamento. Políticas de equidade têm impulsionado essa tendência no mercado. Por Do Micro ao Macro. (...) (Carta Capital)

6-TIPO MAIS AGRESSIVO DE MPOX É CONFIRMADO EM SÃO PAULO, SP: qual a diferença das cepas? Por Ludimila Honorato. O primeiro caso de uma nova cepa do vírus mpox em São Paulo foi confirmado pela secretaria estadual de saúde na sexta-feira. Uma mulher de 29 anos teve contato com uma pessoa vinda da República Democrática do Congo, onde a crise da nova variante ocorre desde o ano passado. A cepa é chamada de clado 1b e tem um comportamento mais agressivo do que o clado 2b, que causou um surto global em 2022. (...) (Viva Bem-UOL) Mpox (anteriormente denominada monkeypox ou varíola dos macacos) é uma doença infecciosa causada pelo mpox vírus que afeta seres humanos e outros animais. Os sintomas iniciais são febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga.Posteriormente formam-se erupções cutâneas, que começam por ser vermelhas e planas e mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas. O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de cerca de 10 dias. A duração dos sintomas é geralmente de duas a quatro semanas. (...) (Wikipédia)

7-CONTAMINAÇÃO NO PARÁ. Justiça holandesa inicia julgamento da gigante mineradora Norsk Hydro por contaminação na cidade de Barcarena, no Pará. no Pará. Moradores acusam grupo internacional de despejo irregular de rejeitos e pedem indenização por danos ambientais e à saúde. Corte de Roterdã começa quarta-feira, 12, a analisar responsabilidade da empresa. Por Juliana Causin. A expectativa é que o julgamento avance até o final de 2025. O grupo Norsk Hydro é controlador da maior refinaria de alumina do mundo fora da China, localizada em Barcarena, cidade a cerca de 30 quilômetros de Belém, próxima a foz do Rio Amazonas. A ação coletiva foi movida em 2022 por nove pessoas e pela Associação Cainquiama, que representa mais de 11 mil atingidos. O tribunal avalia se a empresa e suas subsidiárias são responsáveis pelos impactos ambientais e sociais na região. (...) (O Globo)

8-PIB FORTE E APROVAÇÃO. Porque um PIB forte e bem distribuído é mais importante que pesquisa de aprovação. Por Miguel do Rosário. O PIB - Produto Interno Bruto - de 2024 fechou com um crescimento vigoroso de 3,4%, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O povo come PIB, sim. Não todo, mas uma parte expressiva, como se podem constatar pelo aumento na massa salarial, na renda média real, nos números do consumo e na diminuição do desemprego. Além disso, o crescimento do PIB gerou mais receita para o governo, o que por sua vez permitiu um crescimento vigoroso nas despesas com saúde, educação e assistência social. Outro ponto muito positivo nos relatórios sobre o PIB foi a recuperação da produção industrial brasileira. (...) (O cafezinho)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]