Por:

Francisco e as incógnitas na Igreja

Em meio as ondas cinematográficas pelo filme "Conclave", o Papa Francisco está com problemas respiratórios e internado. Aos 88 anos, o pontífice, o primeiro sul-americano e o primeiro de congregação franciscana, pode fazer com que tenhamos outra votação para eleger o próximo papa em breve. Muitos podem achar que deve ser fácil ser o líder da Igreja Católica. Porém, são muitos os trabalhos para liderar uma religião.

Alguns acham até que as atribuições do pontificado fazem com que os eleitos fiquem doentes ou envelhecem de forma mais rápida, pelas questões das viagens, reuniões e missas. Não por menos, visitar países ao redor do mundo, com uma idade na casa dos 60 anos, não teve ser tão cansativo. Só que, como o cargo é vitalício, vai chegando aos 70 e 80 e o corpo não é mais o mesmo, com o cansaço pesando.

Mário Jorge Bergoglio, o Para Francisco, jpa foi eleito numa idade avançada, pode-se dizer, mas sua entronação tem vários motivos.

Depois de um pontificado onde a Igreja ficou mais popular e com um alto número de fiéis, do Papa João Paulo II, a eleição do cardeal alemão Joseph Ratzinger foi uma forma da Cúria tentar estabilizar suas raízes e manter as tradições. Não por menos, começou a perder popularidade, especialmente entre os mais novos, e a perder devotos em várias partes do mundo. Sua renúncia foi por motivos de saúde, mas pode ser que pressões internas já estavam circulando para ele sair da Basílica de São Pedro.

A eleição de Bergoglio não foi algo premeditado. Na primeira eleição, seu nome foi o terceiro colocado. Seus apoiadores, contudo, foram alimentando a condição de que o argentino poderia ser um bom nome para tirar a Igreja das cinzas e deixá-la, novamente num patamar mais florido.

Nestes onze anos de pontificado, percebe-se o quanto Francisco tornou-se popular e abriu os horizontes da Cúria, inclusive em temas espinhosos, como na questão dos homossexuais.

Este será o grande desafio para o próximo conclave: achar um cardeal que mantenha as ideias de Bergoglio ou fazer um novo giro às tradições do catolicismo.