Por: José Aparecido Miguel (*)

Decreto de Trump suspende parceria para combater incêndios no Brasil

1-SBT DESISTE DE RODRIGO BOCARDI por gravidade de denúncias contra jornalista. Ex-apresentador do Bom Dia São Paulo foi demitido no último dia 30 de janeiro por "descumprir normas éticas" da Globo. O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) desistiu de contratar o apresentador Rodrigo Bocardi, demitido da TV Globo no último dia 30 de janeiro, devido à gravidade das denúncias contra o jornalista. A informação foi publicada pelo portal Léo Dias e confirmada pela CNN. A TV Globo demitiu Rodrigo Bocardi, que era âncora do telejornal "Bom Dia São Paulo", após o descumprimento de "normas éticas". O comunicado dizia que "Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. No dia seguinte, Bocardi se pronunciou, em vídeo em suas redes sociais, descrevendo o desligamento como "um susto". Bocardi postou, dia 3, vídeo em suas redes, afirmando que poderia "voltar ao trabalho em breve", sem dar mais detalhes. (...) (CNN Brasil) Globo pode ser obrigada a recontratar Rodrigo Bocardi? De acordo com a advogada Carolina Lemos, Rodrigo Bocardi pode pedir à Justiça seu reingresso na Globo caso leve emissora à Justiça. Por Fábia Oliveira. (...) (Metrópoles)

2-PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO. Brasil tem sua pior nota em índice de percepção da corrupção em 2024. Ranking da Tranparência Internacional mostra que o país está na 107ª posição entre 180 nações; Organização Não Governamental diz que o silêncio de Lula sobre o tema e imblolio de emendas são retrocesso. O Brasil caiu 2 pontos e perdeu 3 posições no ranking em relação ao resultado de 2023. O melhor resultado havia sido registrado em 2012. (...) (Poder360)

3-"MISERICÓRDIA". Hugo Motta (Republicanos-PB) recebe mulher de foragido (Ezequiel Ferreira) do 8 de Janeiro em ato da oposição. Vanessa Vieira foi de Rondônia a Brasília para dar entrevista na Câmara dos Deputados; pediu "miseriórdia" ao presidente da Casa. Por José Luís Costa e Elisama Ximenes. (...) (Poder360)

4-ZEMA 'SUBSERVIENTE'. A crítica foi feita devido a uma postagem elogiosa de Zema ao presidente dos Estados Unidos, que anunciou a sobretaxação de aço, o que afeta a economia mineira. Por Alessandra Mello. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), chamou o governador Romeu Zema (Novo) de "entreguista e subserviente ao poderio internacional", devido a uma postagem do chefe do Executivo mineiro, em janeiro deste ano, em apoio à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. (...) (Estado de Minas)

5-AVIÃO COLIDE COM CARRO NO RIO. Avião em decolagem colide com carro de manutenção na pista do Galeão; não houve feridos. Os passageiros foram desembarcados da aeronave logo após o acidente. O aeroporto continua operando normalmente para pousos e decolagens, de acordo com a assessoria. Por Giampaolo Morgado Braga. (...) (O Globo)

6-HOMENAGEM EMOCIONANTE. Cissa Guimarães faz homenagem emocionante a Lexa, que perdeu a filha recém-nascida. Apresentadora aproveitou para elogiar decisão da Unidos da Tijuca de não chamar outra pessoa para ser rainha de bateria da agremiação. A apresentadora falou de empatia e solidariedade ao mandar uma mensagem comovente para a cantora. Cissa também já perdeu um filho, o Rafael Mascarenhas, quando ele tinha 18 anos, atropelado no Túnel Acústico, na Gávea, na Zona Sul do Rio. (...) (Extra)

7-SETENTA GRAUS. Onda de calor extremo: sensação térmica pode chegar a 70ºC no Brasil. Projeção de sensação térmica foi feita por pesquisadores da USP e leva em conta a temperatura e o nível de umidade relativa do ar. Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares. As informações são da CNN. (...) (Olhar Digital)

8-INFLAÇÃO E OFERTA DE ALIMENTOS. Inflação dos alimentos é explicada por menos oferta, diz IBGE. Café e tomate exerceram principais pressões alimentícias em janeiro. Conteúdo postado por Leonardo Sobreira e Bruno de Freitas Moura. A menor oferta de produtos alimentícios como o tomate e a cenoura explicam a alta da inflação de alimentos apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. O índice divulgado terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o grupo alimentos e bebidas subiu 0,96% no mês, representando impacto de 0,21 ponto percentual (p.p.) no IPCA. Apesar da alta, o resultado é uma desaceleração. Em dezembro, o grupo teve expansão nos preços de 1,18%. Em janeiro, só o grupo transportes (alta de 1,3% e peso de 0,27 p.p.) subiu mais que os alimentos e bebidas. (...) (Brasil247)

9-CRESCIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL. Indústria de Santa Catarina foi a que mais cresceu no Brasil em 2024. A pesquisa PIM do IBGE analisa 17 estados brasileiros que possuem participação relevante no setor. Na segunda posição aparece o Rio Grande do Norte (7,4%), seguido pelo Ceará (6,9%). Pará (5,7%) e Mato Grosso (5,4%) fecham as primeiras cinco colocações. Na região Sul, o segundo estado com o maior crescimento é o Paraná (4,2%), o crescimento do Rio Grande do Sul teve um aumento de apenas 0,6%, ficando abaixo da media nacional de 3,1%. Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (0,1%) também ficaram abaixo do crescimento nacional médio. O estado com maior PIB brasileiro, São Paulo, permaneceu na média do país (3,1%). Ranking do crescimento industrial de 2024 por estado. Acima da média nacional. Santa Catarina: 7,7%. Rio Grande do Norte: 7,4%. Ceará: 6,9%. Pará: 5,7%. Mato Grosso: 5,4%. Pernambuco: 4,6%. Paraná: 4,2%. Amazonas: 3,6%. Mato Grosso do Sul: 3,5%. São Paulo: 3,1%. Bahia: 2,7%. Goiás: 2,6%. Minas Gerais: 2,5%. Maranhão: 2,5%. Rio Grande do Sul: 0,6%. Rio de Janeiro: 0,1%. Espírito Santo: -1,6%. Crescimento da indústria de Santa Catarina. Dos 14 subsetores analisados pelo PIM, a indústria de Santa Catarina apresentou alta em 13 deles. A média brasileira do crescimento da produção industrial foi de 3,1%. (...) (ndmais.com.br)

10-FINANCIAMENTO DO PÉ-DE-MEIA. Sempre deixamos claro quais fundos financiariam o Pé-de-Meia, diz Tabata Amaral. Segundo deputada, Congresso seguiu orientação do Tribunal de Contas da União e autorizou transferência de fundos do governo. Por Maria Clara Matos. De acordo com a deputada, o Pé-de-Meia não é incompatível com o arcabouço fiscal. (...) (CNN Brasil)

11-TRUMP SUSPENDE PARCERIA COM O BRASIL. Decreto de Trump suspende parceria para combater incêndios no Brasil. Ibama em MS informou que já contratou brigadistas este ano, sem depender da colaboração. Por Cassia Modena. Em mais um decreto que desafia o setor ambiental, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu suspender a parceria que o Serviço Florestal estadunidense (USFS, na sigla em inglês) e sua USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, na sigla em português) têm com o Brasil para combater incêndios. A formação de brigadistas e capacitação técnica dos combatentes experientes é uma das principais frentes da parceria, que foi firmada em 2021 dentro do Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Fogo. Ela teria duração ininterrupta de cinco anos, não fosse a suspensão de Trump. (...) (campograndenews.com.br) Trump assina ordem executiva que dá a Musk mais poder para cortar funcionários de agências federais. (...) (Terra)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]