Parte do legado das Olimpíadas Rio 2016, a revitalização da Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, passou por períodos sombrios após o fim dos Jogos. Agora, quase uma década depois, o equipamento cultural vem sendo retomado com eventos de diferentes tipos.
Além do anúncio do Comedy Con Brasil, evento de comédia que acontecerá de forma gratuita, em julho, na Biblioteca, o equipamente vem recebendo exposições culturais importantes.
Depois do sucesso da exposição natalina Natividade Criativa, no espaço expositivo da Biblioteca Parque Estadual, chega a vez do Coletivo Plural ocupar o lugar com a mostra Verso e Reverso, até o dia 11 de abril.
Assinada por Elza Suzuki, Bê Sancho, Lê Briones, Veruska Bahiense e Wil Catarina, a exposição convida o público a experimentar diferentes sentidos, permitindo novas percepções a partir da apresentação de duas dimensões do Verso e Reverso.
Na dimensão individual, o Reverso se apresenta por meio do abandono, devastação, descaso, degradação, desperdício e vulnerabilidade. Já a dimensão do Verso se revela nas temáticas do acolhimento, resiliência, regeneração, beleza, reaproveitamento e proteção.
Na dimensão coletiva, a exposição atua em oposição cromática e apresenta duas instalações que reverberam os sentidos oferecidos na mostra encontrada na dimensão individual.
"Quero reforçar que o nosso espaço está de portas abertas para o público e para futuras exposições", ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.