1-AUXÍLIO GÁS começa a ser pago na semana que vem; como saber quem recebe? Cerca de 5 milhões de brasileiros inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo) devem receber pelo menos R$ 100 a partir do dia 17 de fevereiro. É o valor do Auxílio Gás que será depositado pelo governo federal, como acontece a cada dois meses. Não há como "se inscrever" para ter o benefício. A prioridade é para famílias de baixa renda e com maior número de dependentes, além de mães solo, vítimas de violência doméstica e quem tem algum integrante que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para saber se tem direito ao Auxílio Gás, é necessário acessar o aplicativo Caixa Tem ou entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da região onde mora. (...) (UOL)
2-PETRÓLEO AMAZÔNICO E AGENDA AMBIENTAL DE LULA. Por Leandro Prazeres e Veloso de Souza. A pouco mais de 10 meses de sediar a trigésima Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), o diplomata nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o evento, André Correa do Lago, se prepara para enfrentar um cenário adverso. O clima global continua a dar mostras de que eventos extremos tendem a se multiplicar, países ricos hesitam em destinar recursos para combater os efeitos da mudança climática em países em desenvolvimento e os Estados Unidos, maior economia do mundo e segundo maior poluidor do planeta, anunciaram a sua saída do Acordo de Paris, principal conjunto de regras para evitar uma catástrofe climática. Correa do Lago terá ainda de lidar, internamente, com o que ambientalistas avaliam ser uma enorme contradição brasileira: tentar se lançar como liderança climática global ao mesmo tempo em que defende a exploração de petróleo em áreas sensíveis como a Foz do Amazonas. (...) (BBC News Brasil)
3-FUTEBOL E FAIR PLAY. A 'bolha' no Brasil vai estourar: falta de fair play financeiro deve trazer consequências. 'Estadão' procura os 20 clubes da Série A para saber se são a favor do fair play no futebol brasileiro e como defendem a implementação dessa medida. Por Rodrigo Sampaio e Ricardo Magatti. Todos os clubes ouvidos pela reportagem afirmaram ser favoráveis a uma regulamentação do tema no Brasil. Algumas hipóteses citadas: limitar gastos de maneira proporcional à receita; veto à inscrição e contratação de atletas com punição a pendências financeiras, além de um estudo para implementação de um regulamento condizente com o mercado brasileiro. (...) (O Estado de S. Paulo)
4-ALIMENTAÇÃO E ESTADO EMOCIONAL. Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de ansiedade. Folhapress. Juliana Saldanha, nutricionista membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), diz que é preciso pensar a saúde mental como um conjunto de fatores genéticos e ambientais. (...) (Diário do Pará)
5-ÔMEGA-3 E IDOSOS. Pesquisa comprova: pessoas idosas que ingerem ômega-3 na quantidade certa realmente envelhecem mais devagar. Por Amanda Lopes. Uma nova pesquisa da revista Nature Aging comprova que pessoas idosas que consomem a quantidade adequada de ômega-3 apresentam um envelhecimento mais lento. Esse nutriente essencial, encontrado em peixes, sementes e suplementos, desempenha um papel fundamental na proteção celular, na saúde do cérebro e na redução da inflamação. (...) (Tudo Gostoso)
6-CREATINA. Por José Gustavo. A creatina, descoberta em 1832 pelo químico Michel Chevreul, tem uma história fascinante. Isolada da carne, seu nome vem do grego "kreas". Embora tenha passado anos sem grande notoriedade, sua popularidade cresceu nos anos 1990. Hoje, seu uso é comum entre atletas, mas é essencial entender seus benefícios e limitações. Desde 2020, as buscas por creatina quadruplicaram no Google. Esse crescimento reflete sua eficácia comprovada e não apenas uma tendência passageira. Atletas e frequentadores de academias confiam no suplemento para melhorar a força e a resistência física. Seu uso é seguro quando feito com orientação profissional. A escolha de produtos de qualidade é essencial para evitar adulterações. (...) (tupi.fm)
7-ALIADOS CONTRA O CÂNCER. Exames genéticos viram aliados para prevenir câncer. A análise genética germinativa, por exemplo, avalia se há alguma mutação que o paciente possa ter herdado do pai ou mãe. Por Daniela Esperandio. Por meio do avanço da ciência, o diagnóstico e o tratamento do câncer têm se tornado cada vez mais precisos e são variadas as formas de combate à enfermidade que a medicina tem colocado em prática no dia a dia. Segundo Gláucio Bertollo, oncologista clínico e coordenador médico do Centro de Pesquisa Clínica da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, a análise genética somática do tumor também é um avanço importante. Nela são estudadas as variações de DNA que existem no tumor, o que possibilita o médico escolher tratamentos específicos para o perfil tumoral do paciente. "Nos últimos anos, o estudo e a análise dessas alterações se tornaram mais acessíveis e começamos a entender melhor como elas levam uma célula a se proliferar desordenadamente e a desenvolver o câncer", comentou. O monitoramento regular é fundamental, especialmente para pessoas com fatores de risco, como diabetes e hipertensão. (...) (cidesp.com.br) O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. (...) (todamateria.com.br)
8-PREVISÃO DE INFLAÇÃO É ELEVADA. Boletim Focus: projeções para inflação em 2026 sobem pela 7ª semana seguida. Por Felipe Moreira. As projeções dos analistas para a inflação em 2025 e 2026 subiram novamente, segundo dados divulgados segunda-feira (10) no Relatório Focus do Banco Central. A projeção para 2025 passou de 5,51% para 5,58%, enquanto para 2026, a estimativa subiu de 4,28% para 4,30%. Já a mediana para taxa básica de juros (Selic) ficou estável em 15% neste ano, há 5 semanas. A previsão para o dólar em 2025 também permaneceu em R$ 6,00. A projeção do PIB, por sua vez, caiu de 2,06% para 2,03%. Inflação. A projeção para 2027 permaneceu em 3,90%, enquanto para 2028, a estimativa subiu de 3,74% para 3,78%. As expectativas para a variação dos preços administrados dentro do IPCA em 2025 subiram de 4,85% para 4,90%, há 9 semanas. As projeções para 2026 subiu de 4,19% para 4,20%. Para 2027, a estimativa ficou em 4,00%, enquanto para 2028, a estimativa subiu de 3,94% para 4%. Para o IGP-M, as projeções para 2025 ficaram estáveis para 5,03%, enquanto a estimativa para 2026 ficou em 4,50%. Para 2027, a projeção de inflação ficou em 4%. Já para 2028, a projeção também permaneceu em 4,00%. PIB. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a mediana das projeções de 2026 caiu de 1,72% para 1,70%. A projeção ficou em 1,96% em 2027. Para 2028, a projeção continuou em 2%, há 48 semanas. Selic. A projeção para 2026 ficou em 12,50%, enquanto para 2027 subiu de 10,38% para 10,50%. Para 2028, a estimativa permaneceu em 10% por sete semanas. (...) (InfoMoney)No Brasil, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação. (...) (Wikipédia)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]