1-GUIA DO SAL. Especialistas ensinam a melhor maneira de consumir sal, tempero do qual o brasileiro abusa. Considerado há anos como um vilão da alimentação, o sal é na verdade substancial para a manutenção de funções vitais do sistema humano. Por Eduardo F Filho. Ele é branco, minúsculo, potente e indispensável na mesa do brasileiro. Apontado como um grande vilão, o sal é, na verdade, necessário para a saúde. Além de salgar carnes e temperar salada, o alimento é substancial para a manutenção de funções vitais e manter o equilíbrio do organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de até 5g por dia — ou seja, uma colher de chá rasa — entretanto, o brasileiro tem um consumo médio de 14 gramas, o que é quase três vezes mais do que o indicado. E aí sim, o excesso, pode gerar problemas graves de saúde como: aumento de pressão, doenças cardiovasculares, hipertensão e sobrecarga renal — algumas das doenças que mais matam no mundo. "Salsicha, salame, biscoito recheado, fast food, temperos prontos, macarrão instantâneo, caldos ou molhos industrializados, salgadinhos e refrigerantes são alguns dos alimentos que ajudam a elevar a quantidade de sal ingerida, afirma Bruna Klein, nutricionista especialista em emagrecimento e metabolismo, proprietária da Clínica Meta Fit. (...) https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/02/05/guia-do-sal-as-diferencas-entre-os-6-tipos-e-as-novas-recomendacoes-para-a-saude-da-oms.ghtml (...) (O Globo)
2-LIMITE PARA ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS. Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados. Prioridade será para produção local e diversidade da alimentação. Por Pedro Rafael. O governo federal vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados que poderão compor o cardápio das escolas públicas brasileiras em 2025, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2026, o limite de ultraprocessados na merenda será reduzido ainda mais, para até 10%. O programa atende 40 milhões de crianças e jovens em 150 mil escolas dos 5.570 municípios do Brasil. Em 2023, após assumir a presidência, o governo Lula concedeu reajuste 39% no valor da merenda escolar para os ensinos médio e fundamental, etapas que representam mais de 70% dos alunos atendidos. Para a educação infantil e escolas indígenas ou quilombolas, o reajuste foi de 35%, enquanto para as demais etapas e modalidades, o percentual ficou em 28%. A alimentação escolar estava há cerca de seis anos sem reajuste.(...) (Agência Brasil)
3-NOVA PARABÓLICA DIGITAL: saiba como conseguir gratuitamente. Quem não realizar a troca da antena parabólica tradicional para a versão digital vai perder o sinal e não conseguirá mais assistir TV aberta. Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares. Famílias de baixa renda de todo o Brasil podem solicitar a substituição gratuita das antenas parabólicas tracionais pela versão digital. O prazo para realizar este pedido vai até o dia 30 de junho, às 20h, horário de Brasília. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é apoiar a população na migração da tecnologia. Saiba como pedir a instalação gratuita. Em todo o país, mais de 4,7 milhões de famílias já fizeram a instalação gratuita dos novos equipamentos. Para ter direito à instalação gratuito do kit com a nova parabólica digital é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal. Além disso, é preciso ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. O agendamento pode ser feito em contato com a Siga Antenado, por meio do site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. (...) (Olhar Digital)
4-QUASE 6 MILHÕES DE CASAS AINDA NÃO TÊM ACESSO À INTERNET no Brasil, diz IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dois maiores motivos são o alto valor do serviço e a falta de habilidades necessárias para acessar à internet. Por Alessandro Di Lorenzo. Dados divulgados sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 5,9 milhões de domicílios no Brasil não tiveram acesso à internet em 2023. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). (...) (Olhar Digital)
5-QUAL A MELHOR INTERNET DO BRASIL? Neste ano, foram analisados 2.368 provedores de internet, que se mostraram relevantes em 3.595 municípios brasileiros. Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares. Os vencedores da sétima edição do Prêmio MelhorPlano.net acabam de ser revelados. O grande destaque da premiação foi a Vivo: conquistou as categorias de Maior Satisfação, Melhor Internet Móvel, Melhor Internet Gamer e Maior Estabilidade. Já a Claro venceu nas categorias de Melhor Velocidade e Melhor Provedor. Uma das novidades para este ano foi o quesito Melhor Provedor Inovador do Brasil. A grande vencedora foi a Zaaz Telecom, de São Paulo, com um projeto que permite que usuários instalem a internet residencial de forma 100% autônoma, simples e rápida, eliminando o tempo de espera por uma equipe técnica. (...) (Olhar Digital)
6-'QUE P... É ESSA?': Tabata Amaral reage a post sobre carnaval de rua da prefeitura de SP com sombrinhas de frevo. Deputada federal afirma que a capital paulistas 'tem tanta coisa para mostrar e se orgulhar', mas o prefeito Ricardo Nunes 'faz uma palhaçada dessa'. Por Luis Felipe Azevedo. 'É uma afronta': "Como filha de nordestinos e namorada de um pernambucano (com orgulho), eu posso dizer: que p#rr@ é essa?!?! Isso aqui não representa o carnaval de SP nem aqui nem na China", escreveu a parlamentar, que mantém um relacionamento com o prefeito de Recife (PB), João Campos (PSB). (...) (O Globo)
7-DÉFICIT E SUPERÁVIT. BRASIL X EUA. Em 20 anos, o Brasil teve déficit de US$ 50 bilhões com os EUA (Estados Unidos da América), e superávit de mais de US$ 300 bilhões com China. Por Míriam Leitão e Luciana Casemiro. A realção que indica o quanto pode vir a ser complicado se por aqui a pressão tarifa de Trump buscar do governo um posicionamento anti-China, pondera Lia Valls, pesquisadora associada do FGV - Fundação Getúlio Vargas - Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) e professora da Uerj-Universidade Estadual do Rio de Janeiro. (...) (O Globo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]