Já estamos no segundo mês de 2025, ou seja, já se passaram todas as festas de fim e início de ano. Turistas de todo o mundo estiveram em nosso país nos últimos dias de 2024 e nos primeiros dias de 2025. Grandes capitais, sejam elas com praias ou não, receberam milhares de estrangeiros e até mesmo brasileiros, que viajaram pelo nosso território.
Agora, estamos próximos de outra data, aliás, uma das principais de todo ano. O carnaval está chegando, e diferente do ano passado, neste ano de 2025, ele acontecerá no início do mês de março. Temos mais um mês praticamente pela frente para os nossos comerciantes se prepararem e muito para a festividade que atrai, novamente, turistas de todo o planeta. Chegou a hora do lojista, dos donos de quiosques e restaurantes, hoteleiros e organizadores de eventos se programarem para faturarem e muito. As expectativas são grandes, e não somente em grandes capitais, como São Paulo, Rio e Salvador. Claro que devemos falar dos Desfiles das Escolas de Samba, e também os gigantescos trios elétricos em Ondina, mas somos muito mais do que isso. O carnaval acontece no país inteiro, mesmo não recebemos uma quantia extravagante como, por exemplo no Rio, municípios devem sim esperar e se preparar para a folia.
A festa gera empregos temporários, movimenta setores como turismo, transporte, alimentação e hotelaria, além de dar visibilidade a pequenos empreendedores locais. Desde os blocos de rua gratuitos até os majestosos desfiles das escolas de samba, há uma cadeia produtiva criativa que emprega milhares de artistas, costureiros, músicos e profissionais do entretenimento.
Mais do que cifras econômicas, o Carnaval é um momento de celebração da diversidade brasileira. É quando as barreiras sociais se diluem e o país se encontra unido em uma vibração única. Cada batida do samba, frevo ou maracatu reflete a riqueza cultural de uma nação plural e vibrante.
Que cada Carnaval continue sendo um reflexo da criatividade, paixão e resiliência do povo brasileiro. Que venha mais um ano de muita folia pelo nosso Brasil.