Por: José Aparecido Miguel (*)

Deus existe? Cinco senadores citados por Mauro Cid em delação sobre golpe de Estado. Aprovação do governo Lula cai etc.

1-QUEDA NA APROVAÇÃO DE LULA. Aprovação do governo Lula cai entre grupos que formam sua base, revela pesquisa Genial/Quaest. Em meio à crise da fiscalização do Pix e inflação dos alimentos, avaliação positiva cai 5 pontos. Nordestinos e mais pobres: veja onde aprovação ao governo Lula mais caiu. Pesquisa Genial/Quaest mostra a gestão perdendo pontos em setores da sociedade que são importantes bases do presidente. A nova pesquisa Genial/Quaest sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registra pela primeira vez mais desaprovação do que aprovação, mostra que o presidente teve a queda puxada por setores da sociedade que compõem sua base de sustentação. Embora o cenário de 49% (desaprova) a 47% (aprova) represente empate técnico no limite da margem de erro de um ponto percentual, o levantamento liga o alerta no Planalto por causa da tendência de queda. Quando são consideradas as regiões do país, a que mais registrou mudanças de dezembro para janeiro foi o Nordeste, principal base eleitoral de Lula. Os nordestinos ainda aprovam mais do que desaprovam o governo, mas o resultado passou de 67% a 32% para 59% a 37%. Em pontos, a diferença entre a parcela dos que veem a gestão com bons olhos e os que não gostam dela deixou de ser de 35 e agora é de 22. Outro recorte que ilustra a degradação do governo é a faixa salarial dos que ganham até dois salários mínimos, que teve a maior mudança entre os três estratos de renda considerados. De 63% a 34% em dezembro, o placar favorável ao governo diminuiu para 56% a 39%. (...) (O Globo)

2-APOIO AO IMPEACHMENT DE LULA. É recesso, mas 93 deputados já apoiam impeachment de Lula. Sem a devida aprovação do Congresso Nacional, a gestão petista injetou R$ 3 bilhões de pagamento ao Pé-de-Meia. (...) (Diário do Poder)

3-INJÚRIA RACIAL. Justiça do Rio aceita denúncia de injúria racial contra casal australiano que ofendeu crianças. Rod Gaskell e Suzanne Jean Gaskell foram presos em flagrante, no dia 8 de janeiro. Por Ancelmo Gois. Os estrangeiros teriam ofendido a criança, 4 anos, e a adolescente, 17 anos, chamando-as de "monkey" (macaco) e fazendo gestos simulando-o. (...) (O Globo)

4-DEFENSORES DO GOLPE DE ESTADO NO BRASIL. Mauro Cid citou Onyx, Seif e Gilson Machado entre defensores de golpe. Por Fabio Serapião. Em delação, Cid colocou ex-ministros e senadores ao lado de Michelle e Eduardo Bolsonaro como ala mais radical de apoiadores de Bolsonaro. (...) (Metrópoles)oso e deseja que satisfaçamos essa necessidade.

5-PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO SOBRE PARA 5,5%. Recuo em janeiro é enganoso; projeção da inflação no ano já sobe para 5,5%. José Paulo Kupfer. A prova de que o recuo no IPCA-15 em janeiro sobre dezembro não conta a verdadeira história de uma inflação pressionada, pode ser encontrada nos núcleos de inflação - que medem a evolução mais estruturais dos preços, sem considerar movimentos sazonais ou inesperados - e no índice de difusão -- medida do percentual de itens na cesta de produtos e serviços do IPCA que tiveram aumentos no mês. A média dos núcleos escalou de alta de 0,41% em dezembro para 0,66%, em janeiro, avançado, no acumulado em 12 meses, de 4,09%, em dezembro, para 4,23 %, em janeiro. Já o índice de dispersão, no IPCA-15 de janeiro alcançou 68,9%, acima de 61,8% de dezembro e da média histórica de 65%. Comida pode subir 6% no ano. No IPCA-15 de janeiro, os preços no grupo alimentação subiram 1,06%, com recuo em relação à alta de 1,47%, em dezembro. Alimentação está no foco das preocupações, depois dos sinais de incômodo com preços altos da comida, expostos pelo presidente Lula. Nas projeções do economista Fábio Romão, especialista da LCA 4intelligence, os preços no importante e sensível subgrupo "alimentação no domicílio" registrarão recuo em 20 setores. (...) (UOL)

6-ECONOMIA COM PASSAGENS AÉREAS. Quer economizar com passagens? Aéreas oferecem descontos de aniversário. Por Alexandre Saconi. Empresas aéreas, bancos e programas de fidelidade podem oferecer promoções de passagens. Além de planejar com antecedência, algumas promoções permitem economizar bastante na hora de comprar uma passagem aérea. É comum que empresas e programas de fidelidade ofereçam condições especiais em seus aniversários, transformando esses momentos em oportunidades para atrair passageiros. Desde passagens mais baratas até a possibilidade de acumular pontos extras com as milhas, companhias chegam a oferecer diversos benefícios, que podem incluir o despacho gratuito de bagagens, por exemplo. Embora o objetivo seja fidelizar os clientes e aumentar o volume de vendas, os bilhetes vendidos podem ter o foco na baixa temporada, ajudando as empresas a preencherem os assentos que costumam ficar vazios e aumentando a ocupação dos voos. (...) (UOL)

7-SUBSTITUTO DO AÇUCAR. O alimento impensável que ajuda a substituir o açúcar na culinária. As tâmaras se tornaram um aliado indispensável para quem procura uma alternativa saudável e saborosa ao açúcar. Por Sol Valls, La Nacion. Um estudo do National Health Institute dos Estados Unidos (NIH) menciona entre os antioxidantes mais potentes das tâmaras os flavonoides, que reduzem a inflamação e foram estudados pelo potencial de diminuir o risco de diabetes, Alzheimer e certos tipos de câncer; os carotenoides, conhecidos por promover a saúde do coração e reduzir o risco de problemas oculares, como a degeneração macular; e o ácido fenólico, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. (...) (O Globo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]