A programação festiva de Carnaval em Joinville (SC) está marcada para este fim de semana, no sábado (7) e no domingo (8), reunindo desfiles competitivos, cortejos de rua e atrações voltadas a diferentes faixas etárias.
As ações ocorrem em pontos centrais da cidade e contam com organização da Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e da prefeitura, que atuam de forma conjunta para garantir funcionamento dos eventos e atendimento ao público.
As atividades começam no sábado, com apresentações das escolas de samba em formato competitivo na avenida Beira Rio.
A abertura está prevista para 18h, com ritual tradicional realizado pelo Afoxé Omilodê.
Em seguida, às 19h, ocorre o início das passagens das agremiações, conforme ordem definida em sorteio. Participam Fusão do Samba, Príncipes do Samba, Unidos pela Diversidade e Unidos do Caldeirão.
As escolas serão avaliadas por 18 jurados, distribuídos entre os quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Para o público, foi instalada arquibancada com 90 m de extensão e seis degraus, além de área reservada para pessoas com deficiência entre o Centreventos Cau Hansen e o Expocentro Edmundo Doubrawa. O desfile contará ainda com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérprete de Libras.
No domingo, as atividades começam às 10h, com concentração dos blocos de rua nas proximidades da Praça da Bandeira.
O encontro reúne grupos ligados ao Coletivo de Blocos de Rua de Joinville e segue com cortejo pela rua Dona Francisca a partir das 14h30, em direção ao Centreventos Cau Hansen.
No local, ocorre a apuração das notas do desfile, às 15h, seguida por show musical até 21h.
Também no domingo, o Expocentro Edmundo Doubrawa recebe o Carnaval da Família, com atrações voltadas a crianças, adultos e animais de estimação.
A programação inclui o PetFolia, com concurso de fantasias, feira temática e adoção de animais, além de bailinho infantil entre 14h e 18h, com apresentações musicais e atividades recreativas para as famílias.
O esquema de segurança envolve a integração de forças entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, brigadistas e equipes privadas, com atuação integrada durante todo o período. Motoristas devem ficar atentos às interdições. Recomendam-se as vias: Hermann Lepper, João Colin, Blumenau, Orestes Guimarães ou Marquês de Olinda.