O Paraná consolidou seu protagonismo na produção nacional de grãos em 2025, com participação de 13,5% no total do país, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O volume produzido pelo estado no ano passado, segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN), alcançou 46,8 milhões de toneladas, recorde histórico do IBGE, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que representou 32% da produção nacional.
Conforme essa análise, Goiás teve participação de 11,3%, seguido por Rio Grande do Sul (9,3%), Mato Grosso do Sul (8,1%) e Minas Gerais (5,5%).
Somente no prognóstico de dezembro, o Paraná registrou acréscimo de 49 mil toneladas em relação às estimativas anteriores, enquanto outros estados também tiveram variações relevantes, como São Paulo (253 mil toneladas), Pará (92 mil toneladas), Goiás (74 mil toneladas), Tocantins (52 mil toneladas) e Maranhão (20 mil toneladas).
Para 2026, o terceiro prognóstico do IBGE aponta crescimento da safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas, que deve somar 339,8 milhões de toneladas, aumento de 4,2 milhões de toneladas em relação ao segundo prognóstico.
Ainda segundo a AEN, o Paraná deve registrar alta de 1,5% na produção, mantendo-se entre os principais estados produtores do país, junto com Rio Grande do Sul, Piauí e Rondônia.
Em contrapartida, de acordo com a análise dos dados do IBGE pela AEN, alguns estados devem apresentar queda, como Mato Grosso (-7,9%), Goiás (-8%), Mato Grosso do Sul (-6,8%), Minas Gerais (-1,7%), Bahia (-4,7%), São Paulo (-4,8%), Tocantins (-2,9%), Maranhão (-0,7%), Pará (-8,6%), Santa Catarina (-1,6%) e Sergipe (-7,4%).
O Paraná é o maior produtor nacional de feijão na primeira safra, com expectativa de 191,1 mil toneladas, representando 19,4% da produção total.
Já a segunda safra de feijão deve atingir 553,5 mil toneladas, um crescimento de cerca de 3% em relação ao prognóstico de novembro e de 2,7% em relação à colhida em 2025, participando com 42,8% do total nacional, seguido por Mato Grosso, com 172,9 mil toneladas.
O Paraná é o segundo maior produtor de milho da 2ª safra, estimada em 17,3 milhões de toneladas, correspondendo a 16,5% da produção nacional, atrás de Goiás e Mato Grosso do Sul.
A soja também deve ter aumento nacional de 2,5%, totalizando 170,3 milhões de toneladas, com o Paraná registrando 22,1 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% em relação à safra anterior, alcançando a maior produção já registrada no estado.