Por:

Rio Grande do Sul investe na cultura tradicional gaúcha

Marcando o encerramento das ações de 2025 do Programa Avançar Tchê, a Secretaria da Cultura (Sedac) promoveu, na quarta-feira (17) um evento focado na consolidação e na ampliação das iniciativas do governo do estado pela valorização do tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

Realizada na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a cerimônia contou com a entrega do Prêmio Tradicionalismo Gaúcho - por meio da certificação dos participantes e da liberação de recursos -, a assinatura dos termos de execução cultural do Edital Invernadas Culturais, o lançamento do programa CTG na Escola, o anúncio do apoio à realização de eventos do segmento e a entrega da Comenda Barbosa Lessa ao governador Eduardo Leite (PSD) pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Valorização da cultura

"É muito importante investirmos na valorização da cultura daqui, forjada por nossos antepassados, o que nos faz diferentes e que é preservado pelos CTGs e levado para todo o Brasil. Além dos aspectos culturais, há também uma grande relevância social e econômica nas manifestações tradicionais do povo gaúcho. Ao propor ações direcionadas ao tradicionalismo, levamos em conta que as entidades necessitam desse apoio para poderem seguir na sua missão", destacou Leite.

O governador anunciou que, em 2026, haverá outras iniciativas de fomento ao tradicionalismo por parte do governo estadual. Na oportunidade, Leite foi agraciado com a Comenda Barbosa Lessa, a mais alta honraria do MTG, concedida a personalidades, instituições e autoridades que prestam contribuições significativas para a cultura gaúcha.

Para o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, a cultura do tradicionalismo é muito rica, expressiva e fala da nossa identidade enquanto gaúchos.

"Ela se expressa por meio de entidades que valorizam a nossa tradição e que transmitem às novas gerações princípios e valores fundamentais para a formação do ser humano", disse o secretário.

"Enquanto os jovens frequentarem espaços de cultura como os CTGs, estamos evitando muitos problemas sociais e construindo um Estado menos desigual e mais próspero e desenvolvido", apontou.

Avançar Tchê

Loureiro apresentou dados sobre o Programa Avançar Tchê, por meio do qual o governo do Estado vem investindo mais de R$ 21 milhões no tradicionalismo gaúcho. O secretário elencou ações como a criação da Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho (CTG) no organograma da Sedac, a implementação do Colegiado Setorial do Folclore e da Tradição Gaúcha e as ações de fomento lançadas em 2025.

O secretário destacou o apoio à Chama Crioula e os editais Invernadas Culturais e Prêmio Tradicionalismo Gaúcho, este o maior edital de fomento ao setor do tradicionalismo já promovido na história do Rio Grande do Sul. O gestor também informou que, em 2025, foram investidos mais de R$ 346 milhões pelo Estado na cultura.

Conforme o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, a aproximação do tradicionalismo com as crianças nas escolas públicas, viabilizada pelo Programa CTG na Escola, foi preconizada por Barbosa Lessa em 1954 e ajuda a garantir que as futuras gerações tenham acesso às raízes, à história e aos valores do povo gaúcho. "Em nome do MTG, quero deixar o nosso profundo agradecimento aos gestores públicos que, de forma concreta, têm demonstrado a valorização do tradicionalismo", afirmou.

Durante a solenidade, o público também assistiu às apresentações de Shana Müller, Renato Borghetti (acompanhado por Daniel Sá), Neto Fagundes, Ernesto Fagundes e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. Antes da cerimônia, na rampa de acesso ao local do evento, os convidados foram recepcionados pelo célebre cavalo Caramelo. Com o propósito de fortalecer o tradicionalismo gaúcho, a Sedac lançou o programa CTG na Escola.