Localizada no coração do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte (Arie-LN), unidade de conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), é um verdadeiro refúgio natural e um polo de educação ambiental na região.
Com 45,7 hectares inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, a área desempenha um papel essencial na conservação da biodiversidade e na promoção da educação ambiental.
Em 2025, além de receber centenas de visitantes em trilhas guiadas e atividades educativas, a unidade se destacou pela doação de 1.192 mudas nativas para os visitantes e o envio de 682 mudas para diversas outras unidades de conservação. A atividade totalizou 1.874 mudas produzidas e cultivadas pela própria equipe de servidores da Sema que administram a unidade, ajudam a ampliar áreas verdes e recuperar ecossistemas.
Educação ambiental
A Arie-LN é mais do que uma área protegida. É um espaço de aprendizado e conscientização. Escolas da região e municípios vizinhos participam de trilhas guiadas, oficinas e palestras, aproximando crianças e jovens da importância da preservação.
"Nosso objetivo é preservar a fauna e a flora e, ao mesmo tempo, fomentar o paisagismo e a criação de áreas verdes no Litoral Norte. A Arie é conhecida como o pulmão de Tramandaí, sendo uma das únicas áreas verdes que restam numa faixa de quase 100 km de Tramandaí até Torres", destaca Renato Buhler, gestor da unidade.
Além das ações de educação ambiental, a Arie-LN oferece lazer e turismo ecológico. No verão, quando Tramandaí dobra o número de moradores devido à presença dos veranistas, a unidade também é uma opção de passeio além da praia, com uma trilha em meio ao bioma Mata Atlântica, que alivia as altas temperaturas. Durante o passeio, é possível observar aves, répteis e uma rica flora, reforçando a importância da conservação.
As trilhas guiadas devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail ou pelo telefone (51) 36847742. Para visitas livres, não há necessidade de agendamento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Ao final do percurso da trilha, cada visitante pode levar até três mudas nativas, como palmeira-juraçá, pitangueira, araçá-amarelo e goiabeira, produzidas no viveiro da unidade. A história da Arie-LN começou oficialmente em 1993, após a publicação do decreto que transformou o antigo Centro de Fomento Florestal em Horto Florestal.