Por:

Culturas diferentes na rivalidade

Finalistas da Copa Libertadores deste ano, Palmeiras e Flamengo se consolidaram nos últimos anos como as duas principais forças do futebol brasileiro e sul-americano. Entre 2018 e 2025, a dupla conquistou, em conjunto, seis títulos do Campeonato Brasileiro, cinco da Copa Libertadores e três da Copa do Brasil, além de oito estaduais.

O caminho trilhado por ambos até aqui, porém, foi bastante diferente, em especial no que diz respeito ao trabalho das comissões técnicas. Enquanto o clube alviverde manteve o técnico português Abel Ferreira ao longo dos últimos cinco anos, no rubro-negro foram nove treinadores no período, sem contar os interinos.

Recordista de títulos com o clube alviverde, com dez conquistas -empatado com Oswaldo Brandão-, Abel pavimentou sua permanência com as taças em série que levantou com o time dentro de campo.

Apesar da fase vitoriosa, contra o Flamengo, o retrospecto do treinador luso é negativo. São oito derrotas, cinco empates e apenas três vitórias. Ainda assim, dois dos triunfos renderam títulos, da Libertadores, de 2021, e da Supercopa do Brasil, de 2023.

Então ainda pouco conhecido do torcedor brasileiro, Abel Ferreira foi anunciado pelo Palmeiras em 30 de outubro de 2020, substituindo Vanderlei Luxemburgo.

Na época, o Flamengo era treinado pelo espanhol Domènec Torrent, que chegou em julho de 2020 com a difícil missão de substituir Jorge Jesus, tendo como credenciais o trabalho como auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona.

Os dois técnicos estrangeiros, porém, nem chegaram a se enfrentar. Abel estreou em 5 de novembro de 2020, em vitória sobre o Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro. Quatro dias depois, Torrent foi demitido do Flamengo, após sofrer goleadas para São Paulo (4 x 1) e Atlético Mineiro (4 x 0).

Fazendo um bom trabalho à frente do Fortaleza, Rogério Ceni assumiu o time da Gávea. Além de vencer o Palmeiras no Brasileirão, ex-goleiro comandou o time rumo ao título do Brasileiro, ultrapassando o Internacional na penúltima rodada. Enquanto isso, Abel conquistou a Libertadores contra o Santos.

A primeira vitória de Abel Ferreira contra o Flamengo veio apenas no quinto confronto, mais de um ano após sua chegada, em novembro de 2021, mas que valeu o título da Libertadores, em partida disputada no Centenário, em Montevidéu.

Com a derrota, Renato Gaúcho foi demitido e trocado pelo português Paulo Sousa, que seria demitido em junho de 2022. Para o lugar do português, o Flamengo trouxe Dorival Júnior, que também não durou muito, mas conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores de 2022, esta última, invicta.

Depois de Dorival, veio o português Vítor Pereira foi contratado em dezembro de 2022, que foi demitido após ser vice para o Palmeiras na Supercopa do Brasil.

Para seu lugar, veio Jorge Sampaoli, que durou apenas dois meses e foi substituído por Tite. Com eliminações, ele deu lugar a Filipe Luís, que venceu quase tudo, incluindo a Libertadores sobre o Palmeiras.

As instituições nutrem uma rivalidade mais do que esportiva, mas de filosofia. Não há uma certa ou errada, já que ambas vêm trazendo taças para seus clubes.

Lucas Bombana (Folhapress)