Por:

PR entrega instrumentos musicais a 90 cidades

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (1º) kits de instrumentos musicais para 90 municípios paranaenses e anunciou um pacote de R$ 100 milhões em novos investimentos para fortalecer a área da Cultura no Estado. A cerimônia, realizada em Curitiba, também contou com a participação da secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e marcou um novo ciclo de descentralização e qualificação das políticas culturais no Paraná.

"Esse é o maior aporte cultural que o Paraná já fez, um investimento que fortalece fanfarras, museus, formação artística e toda a cadeia econômica que gira em torno da cultura", disse o governador. "O Estado hoje é uma vitrine cultural do Brasil, seja com projetos de grande impacto, como o Museu Pompidou em Foz do Iguaçu, seja com iniciativas que levam arte diretamente para as crianças e para os municípios".

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) também anunciou a criação de oito satélites dos museus estaduais, que serão instalados a partir de 2026 em diferentes regiões do Paraná. A iniciativa inédita permitirá que mais de 3 milhões de peças pertencentes aos acervos dos museus sediados em Curitiba circulem pelo interior, ampliando o acesso da população à arte, à história e à memória paranaense.

Os novos satélites serão instalados em Londrina (Museu Paranaense), Cascavel (Museu de Arte Contemporânea do Paraná), Guarapuava (Museu da Imagem e do Som do Paraná), Maringá (Museu de Arte Contemporânea do Paraná), Paranaguá (Museu Casa Alfredo Andersen), Pato Branco (Museu Paranaense), Ponta Grossa (Museu Casa Alfredo Andersen) e Tunas do Paraná (Museu da Imagem e do Som do Paraná).

Segundo Ratinho Junior, a criação dos satélites dos museus estaduais é inspirado em um modelo já adotado na Europa. "Nem todo mundo consegue viajar até Curitiba para visitar um museu, então é o Estado que vai até as pessoas. Esses oito satélites vão levar nosso acervo para o interior, ampliando o acesso à arte e ao patrimônio cultural", acrescentou o governador, lembrando de iniciativas semelhantes como o Criança no Teatro, que já levou mais de 300 mil estudantes paranaenses para assistirem apresentações artísticas.