Por:

Centro de Convenções em Cascavel

Cascavel vai ganhar o Centro de Eventos e Convenções do Oeste, espaço com 63 mil metros quadrados de área construída para a realização de feiras e eventos dos setores público e privado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste sábado (29) o repasse de R$ 200 milhões para a construção do complexo, que ficará em uma área de 284 mil metros quadrados.

"Este é o maior convênio firmado entre o Estado e o município, para a construção desse Centro de Convenções e Eventos, que vai colocar Cascavel na rota dos grandes eventos corporativos e de negócios do Brasil", afirmou Ratinho Junior. "A cidade tem estrutura para receber um espaço como esse, com um bom setor hoteleiro e um dos melhores aeroportos regionais do país. O centro de convenções vai ajudar a movimentar setores que geram muitos empregos, que são o comércio e os serviços, abrindo novas oportunidades na hotelaria, alimentação e transporte".

O espaço vai atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50, movimentando o turismo, a economia e o mercado de trabalho de toda a região. A expectativa é que os eventos injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local, distribuídos entre hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços especializados de eventos.

O local está sendo projetado para receber feiras comerciais, exposições agroindustriais, congressos científicos, convenções empresariais, shows, formaturas, casamentos, workshops, eventos culturais, esportivos e gastronômicos, além de encontros educacionais e tecnológicos que estimulem o intercâmbio de conhecimento e inovação.

O recurso será repassado pela Secretaria de Estado das Cidades, que está recebendo a documentação e projetos para análise. Na sequência, será firmado um convênio com a Prefeitura de Cascavel, que será a responsável pela licitação e execução da obra. "O Paraná passou a ser um importante ator no turismo do Brasil. Nós sabemos que o turismo de eventos movimenta muito a economia, gera empregos e oportunidades", afirmou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.

"Mas para entrar nesse segmento, é preciso ter infraestrutura adequada. Ainda não tínhamos, no Oeste, uma grande estrutura para recepcionar esses grandes eventos, como feiras e convenções", destacou o secretário. "Agora teremos esse equipamento extraordinário, graças a um trabalho articulado junto com a prefeitura e a Secretaria do Turismo, que consolida o Paraná nessa locomotiva do turismo".

"É um momento de muita alegria e gratidão ao nosso governador, que está presenteando Cascavel com esse grande projeto", salientou o prefeito Renato Silva.