Uma estação meteorológica completa do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) foi instalada neste sábado (29), no topo do Pico Marumbi (Pico Olimpo), o mais alto do Parque Estadual Pico Marumbi (PEPM), em Morretes. Na base do parque, no fim de agosto, outra estação também foi instalada.
As informações dos dois equipamentos auxiliarão na compreensão do regime de chuvas e das temperaturas especificamente nesta região, e trarão informações importantes para a administração do parque, turistas, montanhistas e equipes de socorro.
"Os dados das duas estações também serão muito úteis para a aviação, para os grupos de socorro como o BPMOA, Cosmo e Bombeiros, e para pesquisas também, afinal será possível ver as diferenças entre a base e o pico, e entre esta estação na Serra do Mar e outras que já temos no Litoral paranaense", afirma o coordenador de infraestrutura do Simepar, Luiz Fernando Grodzki.
A estação meteorológica 52 do Simepar é composta pelos seguintes equipamentos: anemômetro (registra a velocidade e direção do vento), pluviômetro (registra volumes de chuva), piranômetro (mede a radiação solar), termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade) e barômetro (sensor de pressão). Ela é autônoma, alimentada por um painel solar e envia dados a cada 15 minutos por sinal próprio de internet.
Para que todos os equipamentos que compõem a estação chegassem até o alto da montanha, uma operação foi realizada com apoio de mais de dez integrantes do Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo) e um helicóptero do Instituto Água e Terra (IAT), órgão que, assim como o Simepar, é vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O vôo de reconhecimento foi realizado na sexta-feira (28) a tarde, para analisar os melhores pontos da montanha para pouso. O comandante Sampaio, acompanhado do mestre de cargas, dos técnicos do Simepar e representantes do Cosmo, fez testes com o helicóptero no local e delimitou uma área segura para a descida dos equipamentos no dia seguinte.
Neste sábado (29), os técnicos do Simepar Lucas Martins dos Santos e Jorge Henrique Castanho dos Santos levaram toda a estrutura da estação até o hangar da Helisul, no aeroporto do Bacacheri.