Por:

Rio Bonito do Iguaçu: creche liberada

O CMEI Dona Laura ganhou um novo telhado em Rio Bonito do Iguaçu. A força-tarefa de limpeza e preparação da unidade para voltar a receber as crianças contou com apoio de 29 presos e servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além da Defesa Civil e do CREA-PR.

A mobilização começou logo depois da passagem do tornado pela cidade. Entre os edifícios avariados, o CMEI Dona Laura recebeu esforço coordenado e ágil para a retomada rápida do atendimento às crianças.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a importância da entrega da creche para ajudar os pais que necessitam de mais tempo para reconstruir suas casas. "Você ter um espaço de acolhimento é fundamental, e esse espaço de acolhimento foi colocado em condições de acolher em tempo recorde através de várias mãos de voluntários e entidades que ajudaram bastante, e certamente essa ação mostrou novamente a importância das nossas universidades estaduais", disse.

Na semana passada, após a avaliação da Secretaria Municipal de Educação, a reconstrução do CMEI foi definida como prioridade. Na quarta-feira, estudantes e professores dos cinco campi da Unioeste — convocados por meio de uma Operação Rondon emergencial — iniciaram a limpeza e os reparos iniciais com apoio de voluntários locais. Na quinta-feira, o trabalho ganhou reforço de presos e voluntários, além de alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica do CEEP Laranjeiras do Sul e do curso de Agronomia da UFFS.

A docente da Unioeste e participante do Projeto Rondon, Rosisleine de Fátima Fontana, destaca o cenário de guerra que encontrou ao chegar com os rondonistas na cidade. "Foi uma mobilização de todos, todo mundo colocou a mão na massa e ajudou a gente, dando um show de cidadania e humanidade para levantar esse espaço que foi bastante danificado", disse.

O rondonista estudante de fisioterapia da Unioeste, Matheus Bruno Ribeiro dos Santos, 20 anos, explicou que foi um trabalho pesado, mas feito com muito carinho para receber as crianças e ajudar os pais que tanto precisam desse apoio. "Eu fiquei responsável por ajudar com as telhas, enquanto as mulheres foram responsáveis por agilizar a limpeza. Não deu pra entregar tudo, não está totalmente funcional o espaço ainda, mas já é possível realizar as ações com as crianças", afirmou.

O CMEI Dona Laura está aberto nesta segunda e terça-feira (17 e 18) para receber os pais que estejam interessados em se cadastrar para deixar seus filhos na creche durante o dia. No momento não há atividades ou qualquer ação feita com as crianças na creche.