Teve início nesta quarta-feira (12) a Expo Motorhome, posicionada como a maior feira de campismo, caravanismo e turismo sobre rodas da América Latina. O evento segue com programações até este domingo (16) e ocupa, mais uma vez, o Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em sua 9ª edição, a expectativa é que o evento receba cerca 30 mil visitantes, um crescimento de 20% em comparação com o último, que teve aproximadamente 25 mil pessoas. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Darci Piana, secretários de Estado, gestores municipais, além do público em geral.
"O Estado tem investido em setores e infraestruturas importantes ao turismo sobre rodas e também aos campistas e caravanistas. A duplicação de rodovias, pavimentação de estradas, melhoria de estruturas e programas como o Asfalto Novo Vida Nova certamente tem atraído olhares dos praticantes dessa atividade", disse o vice-governador. "Além do impacto dessas ações na vida da população, os próprios turistas percebem que o Paraná é um lugar acolhedor, que valoriza e investe na boa experiência de seus visitantes, fazendo com que esses turistas voltem aos Estado outras vezes", acrescentou Piana.
Ao todo, são 23 mil metros quadrados ocupados pelos mais recentes lançamentos mundiais do setor, além de equipamentos, soluções sustentáveis e destinos para turismo sobre rodas - com destaque especial ao Paraná. No local, o público encontra mais de 200 expositores, com demonstrações e venda de trailers, motorhomes, minitrailers, campers e veículos de recreação.
O evento foi criado e teve suas primeiras edições no Rio Grande do Sul mas, há três anos consecutivos, migrou para o Paraná e firmou o Estado como sede, inclusive, de edições futuras.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná - órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) e apoiador do evento, o turista sobre rodas gosta do Paraná por conta da diversidade cultural, de roteiros e de paisagens que podem ser vistas quando pegam a estrada. "Esse evento é a prova disso, e mostra a outros municípios a importância de investir em estruturas e qualificar profissionais de hotéis, restaurantes e locais que atendem o público, porque o fluxo turístico dessa atividade gera ganhos enormes ao setor", afirmou.
Para o evento, o Viaje Paraná e a Secretaria do Turismo contam com dois espaços de promoção (um na entrada principal e outro no saguão de exposições) divulgando os principais pontos turísticos do Estado e atrativos exclusivos que conversam bem com o público sobre rodas.