O governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (11/11), o primeiro Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa do Programa Saúde 60 RS da região da Serra. O ambulatório funcionará no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, utilizando a estrutura existente para exames laboratoriais e de imagem, o que facilita o acesso dos pacientes aos serviços. Caxias do Sul tem governo do Estado.
Durante a inauguração, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou o papel do programa. "Com o Saúde 60 , nosso cuidado se coloca entre a atenção primária e a alta complexidade, com um trabalho diferenciado para idosos frágeis, com sinais de demência, que precisam de um atendimento especializado e contínuo", explicou.
O novo ambulatório do Saúde 60 RS é voltado para idosos classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, e oferece continuidade do cuidado iniciado nas unidades básicas de saúde (UBS). O local será referência para os 49 municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Para garantir o funcionamento do serviço, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), fará um repasse mensal de R$ 120 mil.
A equipe do novo centro será composta por profissionais de diversas áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem, garantindo um atendimento integral e especializado. O encaminhamento dos pacientes será feito pelas equipes da atenção primária, com base em critérios como o índice de vulnerabilidade clínica funcional ou o diagnóstico de demência.
Representando o Conselho Municipal do Idoso, José Vargas celebrou a iniciativa. "É muito bom ver serviços como este sendo inaugurados. Muitos de nós, que são invisíveis, agora estão sendo vistos. Chegamos a essa fase da vida fragilizados, e a saúde - ou a falta dela - pesa muito", disse.
O presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Nelson D'Arrigo, reforçou o compromisso do hospital com a comunidade. "Nosso caminho é prestar um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades de saúde da nossa população", destacou.
O Saúde 60 RS é um programa estratégico do governo estadual cujo objetivo é oferecer atendimento especializado para pessoas idosas com 60 anos ou mais - especialmente aquelas consideradas frágeis ou com diagnóstico de demência.
O programa funciona por meio de serviços regionalizados de saúde, que atuam como apoio à atenção primária. Com isso, busca-se evitar internações desnecessárias e reduzir as filas de espera por atendimento especializado.