O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), inaugurou, nesta quarta-feira (5), a ampliação do Pronto-Socorro do Hospital do Trabalhador, que integra o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), em Curitiba. Referência estadual em urgência e emergência relacionadas ao trauma, a unidade dá um importante passo para fortalecer a assistência à população paranaense, com a entrega de uma estrutura física mais moderna, equipada e preparada para atender à crescente demanda de pacientes vindos de todas as regiões do Estado.
Na cerimônia de inauguração, foram anunciados outros investimentos no CHT, que atingem a marca de R$ 26,8 milhões. Além das obras de ampliação do Pronto-Socorro, a unidade hospitalar vai receber também sete novas ambulâncias, oito tomógrafos de impedância elétrica, quatro tomógrafos computadorizados, 350 camas eletrônicas e um moderno Centro de Simulação Realística do Paraná, que tem o objetivo de qualificar continuamente profissionais do SUS em todo o Estado, em uma parceria entre a Sesa, CHT e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).
"Estamos cuidando da saúde da nossa gente. Esta é a quarta vez que eu venho entregar melhorias para esse hospital. Agora são R$ 26,8 milhões, que atenderão os paranaenses, principalmente de Curitiba e da Região Metropolitana. É assim que a gente cuida da nossa gente e, como diz o nosso slogan, o Estado que trabalha e cuida", disse o vice-governador Darci Piana.
Os novos equipamentos vão elevar a eficiência do atendimento hospitalar e gratuito, principalmente para aqueles pacientes que estão na Unidade de Terapia intensiva (UTI).
"Nosso Pronto-Socorro vai ter uma área triplicada e podendo atender mais pacientes de Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, são camas elétricas, tomógrafos computadorizados e tomógrafos de impedância elétrica usados para fazer imagens dos pacientes que estão na UTI e que não podem ser deslocados. Esses equipamentos são únicos no Paraná e só tem aqui no Hospital Trabalhador. São de referência que nós só vamos encontrar similares no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Então é o SUS, o hospital do SUS funcionando com alta performance", destacou o secretário de Saúde, Beto Preto.
O diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Guilherme Graziani, enfatizou a relevância da ampliação. "Nós somos um hospital com expertise para trauma. Estamos mais que triplicando o tamanho, fazendo com que tenha mais acesso e atendendo melhor a população do Paraná com essa ampliação", falou.