Por:

Universidades estaduais têm alta histórica de 68%

O aumento corresponde a 48% na comparação entre 2024 e 2025 | Foto: Jessica Natal

O Paraná registrou a maior variação positiva entre os estados do Brasil com mais cursos de graduação presenciais com o conceito 5 estrelas, no Guia da Faculdade Estadão. Segundo o levantamento, feito anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Paraná passou de 52 para 77 cursos classificados como excelentes, aumento que corresponde a 48% na comparação entre 2024 e 2025. O resultado, que reúne universidades públicas e privadas, manteve o Estado na quinta posição nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, nessa ordem.

As instituições ligadas ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná seguiram a mesma tendência de alta, saltando de 19 para 32 cursos cinco estrelas, que equivale a uma ampliação de 68,4% no período. O destaque ficou com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que aparece pela primeira vez na categoria de nota máxima, com os cursos de Bacharelado em Música Popular, ofertado no câmpus Curitiba 2; e de Licenciatura em Filosofia, do câmpus de União da Vitória, na região Sul do Estado.

Segundo a diretora de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Maria Aparecida Crissi Knuppel, o resultado reflete a força do ecossistema de educação do Estado. "A produção de conhecimento é um pilar estratégico para o desenvolvimento do Paraná e por isso o governo estadual mantém um compromisso permanente com a ciência e a inovação, investindo continuamente na qualidade das universidades estaduais".

Ainda segundo o ranking, o Paraná soma 711 cursos classificados com 4 estrelas (muito bom) e 558 com três estrelas (bom), totalizando 1.346 graduações reconhecidas entre as melhores do País e que consolidam o ensino superior paranaense em um patamar de referência. O produto editorial contempla os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD).

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) protagonizou o salto mais expressivo, triplicando a representação na categoria máxima na nova edição do levantamento. A instituição ampliou de quatro para 12 cursos com o conceito cinco estrelas, um crescimento de 200%, com oito novas graduações no patamar de excelência.