Por:

Florianópolis recebe maior evento do setor elétrico

Circuito Nacional do Setor Elétrico acontece no CentroSul | Foto: Divulgação/Cinase

Florianópolis sedia nos dias 11 e 12 de novembro um dos principais eventos do setor elétrico brasileiro. A 53ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase) acontece no CentroSul com objetivo de reunir a cadeia produtiva de energia e discutir temas técnicos, políticas energéticas, bem como inovações que estão transformando o setor. O evento tem apoio do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e Celesc.

A programação conta com mais de 60 especialistas, incluindo profissionais renomados, fornecedores de tecnologia e líderes de empresas e instituições catarinenses. Além das palestras, o evento oferece uma área de exposições com mais de 25 empresas, como fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços. O ambiente é propício para qualificação, fechamento de negócios e ampliação da rede de contatos.

Prêmio Fritz Müller 2025

A Epagri/Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas, conquistou o Prêmio Fritz Müller 2025, o mais importante reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A instituição foi vencedora na categoria "Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre", com o projeto "Raízes da Água - Protegendo as Nascentes da Epagri/Cedup Vidal Ramos", que alia educação ambiental, ciência e ação comunitária na recuperação e preservação de nascentes. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 4 de dezembro de 2025, em Florianópolis.

Operação Pirâmide sobre Rodas

A Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais deflagrou na terça, a operação Pirâmide sobre Rodas. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú, Campos Novos, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Itapema, Joinville, Palhoça, Porto Belo e São José, totalizando nove municípios catarinenses. O foco central da investigação é a apuração da existência de um esquema de pirâmide financeira. Segundo o que foi investigado, essa pirâmide era voltada à suposta comercialização de cotas imobiliárias.

Cão policial Vegas se aposenta

Após sete anos de serviços prestados à Polícia Penal de Santa Catarina, a cadela K9 Vegas encerrou sua carreira operacional e iniciou uma nova fase da vida: a aposentadoria. Da raça Pastor Belga Malinois, Vegas teve uma trajetória marcada pela bravura. Agora, troca as operações por uma vida tranquila ao lado de um policial penal, que será responsável por oferecer o carinho e o cuidado merecidos após anos de dedicação ao trabalho. Vegas ingressou na Divisão de Operações com Cães em 2018, onde foi treinada para atuar no faro de drogas, armas de fogo e dispositivos eletrônicos.

9 mil vagas de emprego

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina inicia a semana com 9.024 vagas de trabalho disponíveis, sendo 340 voltadas a pessoas com deficiência. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do estado, com destaque para o Vale do Itajaí, o Oeste e a Grande Florianópolis, que lideram o ranking de vagas abertas. Esses números mostram a eficiência do trabalho realizado e o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a empregabilidade e o crescimento das regiões catarinenses", destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Fraudes em doações investigadas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar um complexo esquema de fraudes em doações vinculadas à fatura de energia elétrica da Celesc, com indícios de práticas delitivas de associação criminosa, fraude eletrônica majorada, falsidade ideológica, lavagem de capitais e fraude processual. A investigação teve início a partir de denúncias de que consumidores estariam sendo contatados por telefone para realizar doações a hospitais beneficentes.