Por:

Agentes passam por capacitação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (Ciee-RS), iniciou, nesta terça-feira (28/10), a capacitação dos 314 Agentes de Desenvolvimento da Família (ADFs), que atuarão na linha de frente do Programa Família Gaúcha. O primeiro dia de treinamento contou com a presença do titular da Sedes, Beto Fantinel, e de representantes das secretarias da Saúde, da Educação e de Habitação e Regularização Fundiária.

Serão 20h de capacitação, distribuídas em três dias, que oferecerá aos novos agentes aspectos técnicos, metodológicos e intersetoriais do programa, abordando o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como deverá ser realizado o acompanhamento das famílias e o uso do sistema informatizado desenvolvido para o registro de metas e resultados. Para que os ADFs possam atuar juntos às famílias, serão entregues, até o final da capacitação, 177 veículos para a execução do programa.

Em uma manifestação por vídeo, o governador Eduardo Leite se dirigiu aos ADFs. "Vocês são profissionais que estarão na linha de frente desse grande programa, levando acolhimento, orientação e oportunidades a mais de 10 mil famílias gaúchas em situação de vulnerabilidade. Este é um marco na reconstrução social do Rio Grande do Sul, um movimento coletivo que une Estado e sociedade pelo fortalecimento das famílias e pela construção de um futuro com mais dignidade e autonomia", afirmou.

A programação, ao longo dos três dias, inclui palestras temáticas das secretarias da Saúde, da Educação e de Habitação e Regularização Fundiária, que fundamentam a ação intersetorial que é característica do Programa Família Gaúcha.

O titular da Sedes, Beto Fantinel, disse que o início do treinamento marca a transição do planejamento para a execução. "Fomos instigados pelo governador Eduardo Leite para buscarmos uma política pública de oportunidade para a superação da vulnerabilidade social. Hoje estamos dando um passo importante neste programa de inovação social com a capacitação dos ADFs que estarão ao lado das famílias oferecendo um caminho personalizado", destacou o secretário. Ele ressaltou que a iniciativa integra as ações do governo voltadas à reconstrução social.

"Essa iniciativa é inédita no Brasil. O Governo do Rio Grande do Sul é pioneiro em ter esse programa e possui todos os elementos que as evidências internacionais apontam que são os mais efetivos para a redução da pobreza", destacou a professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Laura Muller.