As escolas estaduais começaram, nesta quinta-feira (23/10), a aplicação das provas nacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Coordenada pelo Instituto de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação ocorre em todo o país, medindo a aprendizagem dos estudantes das redes pública e privada.
O Saeb tem como objetivo diagnosticar a realidade da educação brasileira, organizando dados que possam ser transformados em indicadores para subsidiar as políticas educacionais. A aplicação segue o calendário de agendamentos prévios com as escolas.
Para a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a Rede Estadual demonstrou um engajamento exemplar nas ações de mobilização conduzidas ao longo deste ano e está preparada para as provas. "Tivemos uma participação histórica nas atividades de preparação, com destaque para mais de 94% de comparecimento no Simulado Saeb. Agora é o momento demonstrarmos o orgulho de cada comunidade por sua escola e pelo Rio Grande do Sul, mostrando o potencial e a força da educação gaúcha", destaca.
No Rio Grande do Sul, as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão mobilizadas para garantir a ampla participação no Saeb. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem desenvolvido uma série de ações para auxiliar as equipes diretivas e os gestores, com encontros de formação, lives e eventos de mobilização, além de promover simulados com os estudantes.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Aplicado a cada dois anos, sempre nos anos ímpares, o Saeb avalia a proficiência dos estudantes, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Na edição deste ano, também serão realizadas questões amostrais em Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
As provas são voltadas para os alunos das etapas finais de cada ciclo da educação básica, envolvendo as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Além disso, o Saeb inclui ainda a realização de questionários contextuais para a comunidade escolar.