Curitiba sediou nesta quarta-feira (22) o Seminário Regional Sul sobre Inteligência Artificial, promovido pela Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados. O evento contou com apoio do Governo do Estado, através das ações da Semana Estadual da Inovação, da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia).
No Palácio Iguaçu, o seminário funcionou no formato de palestras rápidas e dinâmicas, abordando a temática da aplicação e o uso da inteligência artificial na educação.
Como palestrantes, participaram especialistas em aplicação de inteligência artificial na educação, com experiência na rede pública de ensino.
Para o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, discutir a regulação e o uso da inteligência artificial na educação é fundamental. "Precisamos mostrar os impactos que ferramentas assim tem na educação, e fazer com que os nossos alunos não sejam apenas consumidores de inteligência artificial, mas que tenham artifícios para poder criar inteligência artificial, para que possamos nos desenvolver cada vez mais", disse.
Já o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, lembrou que o Paraná é referência no uso de inteligência artificial nas escolas, o que vem impactando positivamente no ensino do Estado. "A tecnologia não substitui o professor, ela potencializa o seu trabalho. Com o apoio da IA, nossos professores ganham tempo para fazer o que mais importa: pensar em estratégias para alcançar cada estudante, principalmente aquele que mais precisa. A educação não pode virar as costas para o futuro. E aqui no Paraná, a gente faz questão de caminhar junto com ele." destaca Miranda.
O tema foi escolhida devido ao destaque da educação paranaense em todo o Brasil, principalmente pela adoção de ferramentas tecnológicas e projetos em inteligência artificial que tem como foco somar no aprendizado dentro das escolas, ajudar na rotina dos professores e proporcionar uma experiência de ensino mais personalizada e tecnológica.
O seminário faz parte das iniciativas realizadas pela Comissão de Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade em diversas regiões do país sobre a inteligência artificial.