Por:

Leite reforça liderança do Estado em inovação

O Rio Grande do Sul reforçou sua posição de liderança em inovação durante o evento Criadores de Futuro, realizado nesta segunda-feira (20/10), no Cubo Itaú, em São Paulo. A iniciativa foi promovida pelo governo do Estado por meio da Invest RS e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O governador Eduardo Leite apresentou os diferenciais do Estado e os cerca de R$ 7 bilhões em oportunidades e investimentos na área.

As informações estão no "Book de Oportunidades e Investimentos em Inovação no Rio Grande do Sul". A publicação reúne de forma prática e estratégica as principais oportunidades disponíveis no ecossistema de inovação do Estado. O objetivo é conectar investidores, empreendedores, empresas e profissionais a iniciativas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico, estimulam a criação de novos negócios e fortalecem a economia baseada em conhecimento no Rio Grande do Sul, contribuindo para um ambiente de inovação mais dinâmico, transparente e competitivo.

Eduardo Leite ressaltou que o governo está empreendendo esforços na consolidação do RS como um polo para investimentos em inovação. "O Rio Grande do Sul é líder em inovação no Brasil e já é percebido pelos empreendedores como um Estado propenso a esse tipo de investimento. Além de termos um ecossistema de inovação vibrante, temos agora um governo que é capaz de entrar com fôlego e força nesta área, fomentando oportunidades e oferecendo editais que consolidam e desenvolvem cada vez mais a capacidade de inovação do RS. Estamos mostrando isso para o Brasil inteiro buscando potencializar e viabilizar novos investimentos que geram empregos, movimentam a nossa economia e constroem o futuro", afirmou.

A publicação reúne 50 oportunidades de 43 empresas, 1.151 bolsas para formação em carreiras técnicas, e mais de 300 mil metros quadrados de áreas mapeadas para instalação de empreendimentos. Organizado por perfis de público, o livro apresenta caminhos claros para investimento, fomento e formação.

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, falou sobre o papel da agência como uma vitrine das potencialidades do Estado e uma ponte para oportunidades. "Temos o propósito de mostrar apresentar essas oportunidades", afirmou.