Por:

RS promove preparação para Saeb

Dando continuidade às ações de reforço para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta terça-feira (14/10), a live Revisa Saeb - Língua Portuguesa. A transmissão, realizada no canal TV Seduc RS, do YouTube, resolveu questões ao vivo, analisando as alternativas e permitindo que os participantes interagissem por meio do chat. Na segunda-feira (13/10), foi realizada a live de Matemática.

O encontro foi conduzido pela professora de Língua Portuguesa Luana Müller, que faz parte da equipe da subsecretaria de Desenvolvimento da Educação na Seduc. Voltada para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, a live abordou os pontos de atenção que foram identificados a partir dos resultados obtidos com o Simulado Saeb.

Entre 8 a 18 de setembro, os estudantes da Rede Estadual realizaram o simulado como forma de auxiliar na preparação para a prova oficial e, assim, conhecer de antemão o formato do teste e das questões avaliadas. Mais de 167 mil estudantes participaram.

Conforme Luana, o Saeb apresenta descritores na hora da avaliação. Para verificar a proficiência dos estudantes, a prova é estruturada levando em consideração as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As habilidades trazem um enunciado mais amplo, que assinala o que o estudante precisa desenvolver em relação a conhecimentos, competências cognitivas e práticas. Uma mesma habilidade pode ser utilizada para diferentes séries e anos da educação básica, mudando o nível de complexidade.

Por outro lado, no momento de realizar a prova, as questões são desenvolvidas por meio de descritores, transformando a habilidade em um item que pode ser mensurado e avaliado. Percebendo as dificuldades que apareceram no simulado, a aula priorizou as áreas de leitura e interpretação.

O encontro trabalhou os erros mais comuns na prova de Língua Portuguesa, relembrando conceitos como recursos linguísticos, que devem ser identificados para perceber o efeito de uma palavra e o que ela transmite dentro do texto. "As palavras têm efeitos expressivos que ultrapassam o significado literal. O contexto define o tom. Por exemplo, uma mesma palavra pode indicar alegria ou cansaço", ressaltou Luana.

Nesse sentido, a aula revisou temas como gêneros textuais, demonstrou as estratégias de leitura e chamou atenção para as marcas dos textos - como adjetivos, metáforas e expressões avaliativas. Um dos focos foi incentivar a capacidade de distinguir o que é fato e o que é um juízo de valor.