Por:

PR leva políticas educacionais a Buenos Aires

O Paraná é referência internacional em inovação na educação pública. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, apresentou nesta quinta-feira (28) práticas de sucesso da educação paranaense no Festival de Innovación Educativa, promovido pelo Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires, na capital argentina.

Um dos palestrantes do evento, Roni Miranda exemplificou iniciativas que fazem do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil. Os programas Paraná Integral e Parceiro da Escola e o modelo cívico-militar foram apresentados como exemplos de políticas públicas inovadoras na educação paranaense.

"É motivo de muito orgulho representar o governador Ratinho Junior em um grande evento como este, para falar da melhor educação do Brasil. Isso mostra como o Paraná está na vanguarda do uso de tecnologias e inovações no currículo escolar, como também na oferta de diferentes modelos educacionais, a exemplo dos colégios cívico-militares, do Parceiro da Escola e da educação em tempo integral", afirmou.

O secretário ainda destacou a importância dos investimentos do governo do Estado em alimentação escolar, ensino técnico, inteligência artificial, robótica e programação na rede estadual. O Paraná também foi citado como modelo na oferta de educação agrícola, do campo, indígena e quilombola.

"Temos uma rede educacional grande, mas conseguimos entregar resultados que vão além dos índices educacionais", disse Roni Miranda. "Estes resultados estão, por exemplo, em um ensino técnico de qualidade, nas parcerias com o setor privado e na educação inclusiva que conseguimos ofertar aos paranaenses. Este é o modelo que estamos apresentando aqui na Argentina".

O Paraná tem a melhor educação do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dois anos. Além disso, de acordo com o Tesouro Nacional, o Paraná é o estado brasileiro que mais investe proporcionalmente em educação. Somente no primeiro semestre deste ano, 24% de todas as despesas líquidas do governo estadual foram aplicadas na pasta, o que representa R$ 7,78 bilhões - valor quase 90% acima da média nacional.