O governador Eduardo Leite inaugurou na quinta-feira (14/8) a nova sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), no 4º Distrito de Porto Alegre. Além do governador, a solenidade de entrega do espaço, um galpão industrial de 500 metros quadrados (m²) totalmente revitalizado e um jardim de mais de 1,8 mil m², contou com a presença do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro e da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, convidados, comunidade cultural e imprensa.
Nomeado de "MAC RS no 4D" (em alusão ao 4º Distrito), o prédio fica localizado na rua Comendador Azevedo, 256, no bairro Floresta. As instalações incluem galerias, área para ações pedagógicas, setor administrativo e operação gastronômica. O investimento do Estado foi superior a R$ 5 milhões, por meio do Avançar na Cultura, programa executado pela Secretaria da Cultura (Sedac).
Ao destacar a relevância do novo espaço, o governador Eduardo Leite ressaltou o simbolismo da entrega após mais de três décadas de espera.
"Estamos falando de um museu que é entregue depois de 33 anos. O Museu de Arte Contemporânea funcionava em um espaço mais limitado dentro da Casa de Cultura Mário Quintana, e todos que se mobilizam em torno desse tipo de arte ansiavam por ter uma sede própria. A decisão do governo foi trazer o MAC para o 4º Distrito, investindo R$ 5 milhões para transformar este local em um polo de arte e cultura inserido em uma área que vive um processo de reconversão para a economia criativa, mesmo após os impactos das enchentes. Tenho convicção de que este espaço será um importante motor cultural e econômico para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul", afirmou Leite.
O secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, reforçou que a inauguração coroa um esforço coletivo de décadas e integra um conjunto expressivo de investimentos do Estado em cultura.
"É uma obra histórica, resultado de mais de 30 anos de sonho e trabalho de muitas pessoas, que encontrou no governador Eduardo Leite e na secretária Bia o acolhimento e a sensibilidade para se viabilizar", declarou Loureiro.