A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) abriu nesta quinta-feira (7) as inscrições para o segundo edital do Programa Sanepar Labs. O chamamento público busca startups de todo o Brasil com soluções inovadoras voltadas à criação de redes inteligentes no saneamento e que estejam em fase de desenvolvimento, com apoio de tecnologias de smart grid e future grid. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro no site do Programa Sanepar Labs.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, celebrou o lançamento deste segundo edital como uma data marcante para o avanço de ações inovadoras na Companhia. "Este é mais um passo extremamente importante, pois consolida a Sanepar como uma empresa de inovação que se une a novos parceiros, como o Lactec, para encontrar e apoiar empresas comprometidas a trazer novas modelagens de inovação pro setor de saneamento. O Sanepar Labs é a aproximação da necessidade com a ideia", destacou Bley.
Batizado de Celeste, o segundo edital foi apresentado na tarde desta quinta-feira, na sede do Lactec, e é destinado a empresas de base tecnológica com até 10 anos de criação e que apresentem soluções - produtos ou serviços - aderentes aos desafios da Sanepar e do Centro de Competência Lactec em smart grid e future grid. O edital é realizado por meio de parceria da Sanepar, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Hotmilk - ecossistema de inovação da PUCPR.
O primeiro edital, chamado Ciano, encerrou as inscrições em 28 de julho e foi voltado a empresas com inovações já consolidadas.
As startups selecionadas terão a oportunidade de qualificar e acelerar seus projetos, com acesso à estrutura do Centro de Competência Lactec; terão mentorias com especialista da Sanepar, PUCPR e Lactec; conexões estratégicas, exposição de suas marcas, apoio consultivo, capacitação e treinamentos, acesso a parques tecnológicos e infraestrutura da Sanepar.
"É uma oportunidade que a Sanepar, o Lactec e a Hotmilk estão propiciando para as startups alavancarem suas ideias e, para nós, é a oportunidade de termos necessidades reais e urgentes solucionadas por meio da inovação", disse o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior.
O objetivo do edital Celeste é fomentar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDEI), com foco em soluções de baixo ou médio grau de maturidade tecnológica, alinhadas a demandas reais do saneamento.