O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (4/8), um novo conjunto de medidas voltadas à consolidação do processo de reconstrução e retomada de Eldorado do Sul, um dos municípios mais impactados pela enchente de 2024. Com os anúncios, os investimentos destinados à recuperação da cidade somam R$ 237,45 milhões. O ato foi realizado na sede da prefeitura de Eldorado do Sul.
São quatro ações nas áreas de proteção contra cheias, desassoreamento, habitação e saúde: assinatura do contrato de atualização do anteprojeto do sistema de proteção contra as cheias da Bacia do Jacuí; liberação de recursos para a realização de hidrojateamento - técnica para limpeza e desobstrução de redes de drenagem; formalização da compra de terreno para a construção de casas definitivas; e investimentos para a construção de um novo hospital.
"A grande obra do Plano Rio Grande é proteger os gaúchos e gaúchas. Eldorado não será apenas reconstruída. Com o apoio do Estado, será reerguida como uma cidade melhor, mais resiliente e mais preparada para dar segurança e tranquilidade à sua gente. Esse conjunto de ações é uma demonstração concreta do compromisso do nosso governo em agir em todas as frentes. Muito mais do que os milhões em investimentos, essas ações devem ser celebradas por algo que não é possível quantificar: o impacto para tornar a vida dos cidadãos de Eldorado mais feliz. Essa é a nossa missão", afirmou Leite.
As medidas integram o Plano Rio Grande, um programa de Estado liderado pelo governador e que foi criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Os novos investimentos serão realizados com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; de Habitação e Regularização Fundiária; de Planejamento, Governança e Gestão; da Reconstrução Gaúcha; e da Saúde.
Participaram da solenidade, além do governador, secretários estaduais e representantes da prefeitura de Eldorado do Sul.
Leite assinou o contrato para atualização do anteprojeto do sistema de proteção contra as cheias da Bacia do Jacuí, em Eldorado do Sul. Nesta etapa, o investimento do governo estadual será de R$ 3,75 milhões, via Funrigs.