O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) comemorou, nesta quarta-feira, 30, meio século de atuação dedicada à promoção da sustentabilidade e à preservação da biodiversidade no Estado. A cerimônia comemorativa foi realizada na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, além de outras autoridades, servidores, colaboradores e representantes de instituições parceiras que, ao longo dos anos, ajudaram a consolidar uma política ambiental comprometida com um futuro sustentável para Santa Catarina.
O governador Jorginho Mello recebeu uma homenagem pelo apoio institucional determinante para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela atual gestão do IMA. "Queremos um Instituto com os instrumentos necessários, preparado e com servidores valorizados para que possa continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado", comentou o governador. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre novos projetos para fortalecimento da política ambiental, como a implantação de uma sede própria para o órgão e o encaminhamento de projeto de lei que dá suporte jurídico para servidores que se manifestem tecnicamente em temas posteriormente judicializados.
O evento marcou os 50 anos de história do órgão, considerado uma referência na gestão ambiental estadual, desde sua criação como Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente (FATMA), em 1975, até sua transformação em autarquia, em 2017. Com sede em Florianópolis, 16 coordenadorias regionais e gestão de 10 Unidades de Conservação de Proteção Integral, o IMA destaca-se pela aplicação de tecnologias inovadoras em licenciamento ambiental, fiscalização, monitoramento e conservação de áreas protegidas.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos. "Demos passos importantes na direção de um novo rumo, mais transparente e eficiente. Isso se deve a todos que trabalham ou trabalharam no IMA. Sem tudo que foi feito nos últimos 49 anos, não estaríamos aqui hoje, comemorando 50. Por isso quero agradecer sinceramente a todos os servidores, ex-presidentes e demais parceiros que ajudaram a construir essa história", afirmou Sheila.