O Programa RS Seguro, vinculado ao Gabinete do Governador, foi apresentado no seminário internacional "Construindo Estratégias para a Redução de Homicídios no Equador", realizado em Quito, nos dias 17 e 18 de julho. O evento, voltado às forças de segurança pública e ministérios do Equador, foi promovido pela Divisão de Segurança e Cidadania do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reuniu especialistas internacionais.
Durante o seminário, foram apresentadas as práticas exitosas do RS Seguro, em seus quatro eixos, especialmente a sistemática de governança e o Sistema de Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg), pelo diretor executivo do RS Seguro, Antônio Padilha, e a estratégia da dissuasão focada, protocolo rígido de ações contra homicídios composto por medidas de combate a crimes de organizações criminosas, utilizada pela Polícia Civil gaúcha, através do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentada pelo diretor, delegado Mario Souza.
Tais iniciativas estratégicas têm contribuído para a redução recorde da criminalidade nos últimos seis anos no Rio Grande do Sul. O convite para a apresentação das experiências exitosas do RS Seguro decorreu das evidências sólidas de governança e eficácia na redução de homicídios, com o objetivo de adaptá-las ao contexto equatoriano e se inspirar no modelo do RS Seguro, conhecido por uma comitiva de policiais equatorianos que vieram até o Rio Grande do Sul no ano passado em busca desse conhecimento estratégico.
O RS Seguro trouxe metodologias inovadoras no RS, em especial com a implantação da Governança do Eixo do Combate ao Crime (I). Tal governança está ancorada no Sistema GESeg, ferramenta desenvolvida pelo programa em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).
Com base em ciência de dados, o GESeg analisa dados e automatiza cálculos, fornecendo informações que qualificam o acompanhamento de foco territorial adotado pelo RS Seguro em todo o Estado. O trabalho de avaliação e de estratégia tem início em cada unidade operacional das cidades até chegar a um colegiado de estado, no qual o plano de ação passa a ser validado diretamente pelo governador Eduardo Leite e pelos titulares das secretarias da Segurança Pública e de Sistemas Penal e Socioeducativo, suas instituições vinculadas, além dos integrantes do Sistema de Justiça Criminal.
O GESeg tem sido um case de sucesso reconhecido nacional e também internacionalmente, tendo conquistado, em 2021, o Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards For Government 2021, concurso promovido pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).