Com a ajuda do Governo do Estado, 46 famílias de Irati, na região Centro-Sul do Paraná, realizaram nesta sexta-feira (11) o sonho da casa própria. Elas são as novas proprietárias do Residencial Aurora Park, um empreendimento que contou com subsídios do programa Casa Fácil Paraná e que foi inaugurado pelo governador em exercício Darci Piana.
Cada família recebeu R$ 20 mil do programa estadual. O dinheiro, repassado via Cohapar, foi usado para custear o valor de entrada dos imóveis, o que permitiu que pessoas com menor renda conseguissem ter o financiamento imobiliário aprovado junto à Caixa Econômica Federal.
Durante a cerimônia, Piana destacou o compromisso do Estado em garantir moradia digna à cada vez mais paranaenses. "Esse é o maior programa habitacional do Brasil porque temos uma gestão comprometida com aquilo que realmente importa para as pessoas: um lar, um endereço, um espaço para criar os filhos com dignidade. Por isso, já beneficiamos mais de 110 mil famílias em todo o Paraná em seis anos e meio", afirmou Piana.
Ele também adiantou que Irati será contemplada com mais moradias populares nos próximos meses. "O Governo do Estado está atento às necessidades da população, por isso vamos ultrapassar a marca de mil casas construídas apenas aqui em Irati", afirmou.
De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa Casa Fácil foi concebido para oferecer diferentes soluções habitacionais, conforme o perfil das famílias. "O Casa Fácil funciona como um guarda-chuva que abrange projetos voltados para idosos, regularização fundiária, melhorias habitacionais e, como aqui em Irati, o subsídio de entrada para aquisição da casa própria", explicou.
Lange também destacou novas etapas do programa. "Mais recentemente, o governador Ratinho Junior lançou uma iniciativa que concede R$ 80 mil para pessoas com mais de 60 anos comprarem sua casa, e estamos viabilizando outras 6 mil moradias para municípios com até 25 mil habitantes", disse Lange.
Erguidas pela Construtora Piacentini, as casas possuem modelos de 45 e 48 metros quadrados. Além dos benefícios estaduais, os compradores contaram com descontos variáveis do programa Minha Casa Minha Vida e puderam usar o saldo do FGTS para abatimento das prestações.