Por:

Paraná recebe mais de 627 mil turistas estrangeiros

No primeiro semestre de 2025 o Paraná recebeu 627.858 turistas estrangeiros, um aumento de 23,7% frente às 507.560 chegadas do mesmo período de 2024. Foz do Iguaçu manteve-se como principal porta de entrada do Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em números da Embratur e da Polícia Federal.

Paraguai (250.791 visitantes) e Argentina (234.613) são os principais emissores de turistas para o Paraná, somando, juntos, mais de 76% do total. Também tiveram participação relevante os Estados Unidos (17.953), Chile (13.458) e Reino Unido (9.036).

No Brasil foram registradas 5.332.111 chegadas internacionais entre os meses de janeiro e junho, aumento de 48,2% quando comparado com o mesmo período de 2024, quando registrou a vinda de 3.597.239 turistas estrangeiros.

Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o crescimento do turismo internacional no Paraná é resultado de políticas integradas de promoção, parcerias estratégicas e do trabalho do governo estadual para mostrar o Estado como referência no setor. "Temos registrado índices históricos. Só no primeiro semestre chegamos a mais de 627 mil visitantes estrangeiros, o que representa impacto direto na geração de empregos e movimentação do comércio regional", afirma.

Segundo ele, o avanço do turismo internacional intensifica a importância de ações voltadas à infraestrutura, qualificação dos serviços e políticas públicas que garantam o equilíbrio entre fluxo de visitantes e preservação dos atrativos naturais e culturais. "Estamos atentos às demandas do setor para garantir a continuidade deste desenvolvimento", reforça Paranhos. "Nosso objetivo é garantir que o turismo seja cada vez mais um vetor do desenvolvimento social e econômico dos paranaenses, apoiando empresários, fortalecendo rotas e investindo em qualificação".

Paranhos lembra que a Secretaria do Turismo, junto com o Viaje Paraná, tem levado o nome e os atrativos do Estado para dentro e fora do Brasil. "Fazemos isso participando de feiras, rodadas de negócios e campanhas internacionais, mostrando que o Paraná reúne natureza, cultura, infraestrutura e acolhimento para o turista. É assim que fortalecemos nossa imagem e criamos oportunidades para todos", complementou.