O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta quarta-feira (11) a Urbem, indústria focada na fabricação de madeira engenheirada - material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil. Fundada em 2021 em Almirante Tamandaré, a unidade produtiva recebeu um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões, com capacidade instalada anual para 60 mil metros cúbicos de estruturas de pinus, empregando 150 trabalhadores.
Durante a visita, o governador conheceu de perto as instalações industriais e acompanhou todas as etapas do processo de fabricação dos elementos estruturais em Madeira Laminada Colada (MLC) e Cross Laminated Timber (CLT). Esses materiais são produzidos a partir de florestas plantadas de pinus e se destacam por possibilitar construções mais rápidas, limpas e com menor emissão de carbono em relação aos métodos construtivos convencionais.
Após a visita técnica, Ratinho Junior destacou a importância da instalação de indústrias que utilizam madeira de reflorestamento no Paraná. Ele lembrou que o Estado possui uma das maiores áreas de florestas plantadas.
"O Brasil ainda está muito acostumado a construir com tijolo, cimento e ferro, mas o mundo já está adotando a madeira engenheirada como uma alternativa mais sustentável e segura. Viemos conhecer essa inovação de perto e queremos que o Paraná ajude a mudar essa cultura. Somos o estado que mais produz madeira de reflorestamento no Brasil, então faz todo sentido estimular essa indústria, que gera emprego, riqueza e sustentabilidade", afirmou o governador.
Os dados mais recentes do IBGE, referentes ao ano de 2023, colocam o Paraná na liderança nacional de lenha da silvicultura, com 13,8 milhões de metros cúbicos cortados no ano, um quarto do volume de todo o País. O Estado também é o maior produtor de madeira em tora para outras finalidades, responsável por 38,1% da produção nacional, chegando a R$ 2,8 bilhões em termos nominais.
No caso da Urbem, a madeira engenheirada produzida no Paraná integra projetos emblemáticos em outros locais do Brasil. Entre eles, estão estruturas instaladas nos parques Morumbi Sul e do Carmo, na cidade de São Paulo, e o Open Mall Praça Pitiguari, em Atibaia, no interior de São Paulo.