Música, palhaços de hospitais, Dia do Bicho, Dia do Irmãozinho, guarda-roupa solidário e reuniões com acompanhantes. Esses são exemplos de ações de humanização e dos programas de voluntariado desenvolvidos nas unidades hospitalares próprias do Estado. Nesses hospitais, o cuidado vai além do tratamento, fortalecendo diretamente os processos terapêuticos em relação aos pacientes e aumento da satisfação e bem-estar dos atendidos e seus familiares.
Acolher, ouvir, respeitar e garantir um ambiente mais humano são princípios que orientam as ações adotadas pelo Governo do Estado, desde a entrada no hospital até o acompanhamento pós-alta. "A humanização é uma diretriz que orienta práticas de cuidado mais próximas, respeitosas e sensíveis às necessidades dos pacientes. Cada iniciativa é fruto do empenho das equipes locais e fortalece a relação entre profissionais e usuários do sistema de saúde", afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O Dia do Irmãozinho é uma dessas ações, implantado desde 2023 nos hospitais Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, e no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, (HRNP). O projeto visa possibilitar a participação do irmão no processo de internação do paciente em cuidados intensivos, principalmente na área neonatal.
As visitas vêm proporcionando encontros emocionantes entre os bebês recém-nascidos internados na UTI neonatal ou crianças internadas nas enfermarias ou UTI pediátrica da unidade e seus irmãos. Para a visita, a criança passa por uma avaliação e é acompanhada por um assistente social e um psicólogo, que autoriza a entrada mediante o acompanhamento dos pais ou responsável. As vacinas também devem estar em dia.
"Logo após a visita, o ambiente fica mais harmonioso e os colaboradores mais motivados, pois todos se envolvem na ação de humanização", observa Indira Cardoso, assistente social do Monastier.
"Para os visitantes, o contato com o irmão contribui para reduzir sentimentos de ansiedade e promover o fortalecimento de vínculos, além de possibilitar uma melhor compreensão da situação", afirma Indira.